Ambições

comunicação_e_transparencia

Comunicação e transparência

Trabalhamos firmemente para tornar a nossa comunicação cada vez mais clara, transparente e assertiva, seguindo os preceitos apontados nas melhores práticas do mercado. Além disso, nos comprometemos com a comunicação deste site trazendo dados de forma mais ágil e orgânica, sendo constantemente atualizado durante todo o ano.

desempenho_ambiental

Desempenho ambiental

Estamos comprometidos a melhorar nossos indicadores ambientais, investindo continuamente em novas tecnologias e na otimização de processos. Nesse sentido, ambicionamos:

- Diminuir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) das operações do Grupo CSN através da redução da emissão de CO₂ equivalente (escopo 1 e 2) em 10% até 2030, considerando as emissões específicas de 2018 como base;

- Reduzir a intensidade de carbono por tonelada de aço bruto (tCO₂/ton) em 10% até 2030, em comparação com 2018;

- Reduzir as emissões de material particulado por tonelada de aço bruto em 40% até 2030, em comparação ao resultado de 2019;

- Reduzir a nossa captação de água doce por tonelada de minério produzido pela CSN Mineração em 10% até 2030;

- Atingir 100% da energia proveniente de fontes renováveis na CSN Mineração até 2021.

ética_e_governança

Ética e governança

Estamos comprometidos em melhorar nossos níveis de atendimento aos melhores padrões de governança corporativa. Nesse contexto, almejamos aumentar o percentual de atendimento à instrução CVM nº 586/2017, que institui o modelo “Pratique ou Explique”, segundo o qual as companhias devem praticar ou explicar eventual não adoção de determinadas práticas de governança recomendadas, tornando as explicações disponíveis publicamente.

Saude_e_segurança

Saúde e segurança

A segurança é uma condição de empregabilidade para todos os colaboradores e prestadores de serviços da CSN. Considerando que trabalhamos continuamente em busca da excelência operacional com a garantia da segurança, estabelecemos indicadores mais ousados e restritivos para o ano seguinte, tendo como base os indicadores alcançados no ano em exercício.

Estrategia_de_sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade

Como parte de nossa estratégia de sustentabilidade para 2020 e para o futuro, nos tornamos signatários e aderimos ao Pacto Global, assumindo o compromisso de sermos uma empresa mais sustentável, aderente aos princípios propostos nos âmbitos de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Buscando um ambiente de trabalho diverso e atuando em prol da igualdade de gênero, instituímos como meta dobrar o percentual atual de 13% de mulheres na CSN Mineração até 2030. Na Usina Presidente Vargas, temos como meta para este ano chegar a 13% do efetivo composto por mulheres. Já para o Grupo CSN, a meta é dobrar o percentual de mulheres, passando dos atuais 14% em 2019 para 28% até 2030.

Adicionalmente, de forma a ter uma governança ainda mais eficiente no que tange aos temas sustentabilidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, estamos instituindo uma Diretoria Corporativa de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho com reporte direto ao Diretor-Presidente, com a missão de unificar as políticas e práticas de áreas especialmente importantes e sinérgicas, a nova Diretoria terá como meta a criação de uma nova Política Integrada de Sustentabilidade e HSE (Health, Safety and Environment).

Buscamos, ainda, a inovação tecnológica por meio da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, de forma a monitorar e antecipar tendências em temas globais de sustentabilidade. Na vanguarda das inovações tecnológicas que tragam melhoria ao desempenho ambiental, a CSN Mineração, em 2018, foi pioneira na utilização da tecnologia de filtragem e empilhamento de rejeitos a seco, reduzindo a utilização de água nova em 25% quando comparada ao processo convencional. Estabelecemos como meta para 2020 a filtragem e empilhamento a seco de 100% de todo o minério produzido, o que nos tornará independentes do uso de barragens.

Outra solução inovadora que já incorporamos ao nosso processo produtivo diz respeito à planta de concentração magnética, que possibilita um maior reaproveitamento dos rejeitos que seriam descartados, aumentando a nossa eficiência de acordo com o conceito de economia circular.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para nós da CSN, as pessoas, sua segurança e integridade são o maior valor entre todos os nossos objetivos e prioridades. Entre as ações de saúde e bem-estar, mantemos o PPAE (Programa de Prevenção do Abuso do Álcool e Uso de Entorpecentes), que busca identificar colaboradores com quadro de dependência química, seja pelo álcool, seja por drogas lícitas ou ilícitas, e oferecer suporte e tratamento adequados.

O crescimento no número de mulheres reflete as ações que colocamos em prática para a contratação e a capacitação das profissionais, com destaque o Programa Diversidade, na UPV. Em 2018, atuamos fortemente para a capacitação técnica de mulheres, visando conscientizar os colaboradores e promover a inclusão na CSN, através de oportunidades dirigidas. Com isso, registramos um aumento de 45% no número de mulheres no quadro funcional da UPV, na comparação com 2018, fechando 2019 com 1.264 colaboradores na unidade.

A água é essencial para as nossas operações de mineração, siderurgia e geração de energia, enquanto os demais segmentos são menos dependentes de água em seus processos. Na Usina Presidente Vargas, somos a única siderúrgica do país a ter realizado a pegada hídrica, com a elaboração do inventário de águas, conforme a ISO 14.046. Atualmente, a UPV detém uma taxa de reúso e reutilização de 92,9% da água utilizada nos processos produtivos, enquanto na CSN Mineração o índice de reúso e reutilização médio de água é de 72,2%.

Com apoio da CSN Inova, intensificamos a busca por soluções baseadas na geração de energia renovável. No ano de 2019, 75% de toda a energia que utilizamos foi gerada pelo próprio Grupo CSN, cuja autoprodução é integralmente composta por fontes renováveis. Investimos em projetos de geração de energia elétrica para manter a atividade de autoprodução de energia limpa.

Para as questões relacionadas com saúde e segurança no trabalho, 100% dos colaboradores da CSN e terceiros estão cobertos por comitês formais alinhados às diretrizes estratégicas. Os comitês realizam reuniões periódicas e discussões colegiadas sobre nossas diretrizes e metas.

A CSN Inova, braço de tecnologia que integra a nossa Companhia, foi criada no fim de 2018, com o intuito de nos posicionar estrategicamente e ativamente no ecossistema de inovação e proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias. A CSN Inova permite que incorporemos soluções e tendências, além de firmar parcerias com startups e instituições, tendo em vista a otimização de custos, a incorporação dos preceitos da indústria 4.0 e, dessa forma, nos posiciona em um lugar de destaque em nosso segmento de atuação.

Todas as unidades realizam inventário de resíduos de forma automatizada, com informações consolidadas mensalmente. A siderurgia e a mineração representam mais de 90% de toda a geração do Grupo CSN. Na UPV, reciclamos, reutilizamos, transformamos ou vendemos como coproduto 97,4% dos resíduos (perigosos e não perigosos) e coprodutos gerados, evitando a destinação para aterros e contribuindo para uma gestão mais sustentável.

Incentivamos o desenvolvimento de tecnologias que busquem melhorar a eficiência operacional e reduzam a pegada de carbono, realizando compensação ambiental e inventário das emissões de gases de efeito estufa seguindo as diretrizes do GHG Protocol desde 2010, tendo recebido Selo Ouro nos últimos 5 anos (2014-2019). De acordo com avaliação setorial baseada em documentos disponibilizados pela World Steel Association, temos uma das menores emissões de escopo 2 do setor, uma vez que o consumo de energia elétrica utilizado na CSN foi proveniente de fontes renováveis de geração própria.

Possuímos áreas de proteção que cobrem mais de 68 mil hectares em diversos estados do país e realizamos ações para a preservação e conservação de biomas brasileiros, entre eles a Mata Atlântica e o Cerrado. Como reflexo da manutenção dessas áreas, possuímos 11 milhões de estoque de carbono e registramos uma remoção anual de 35.384 toneladas de CO² biogênico devido às ações de plantio de espécies nativas nas áreas de nossa atuação. Entre as ações do biênio, destaca-se a plantação de 8 mil mudas em ambiente urbano de Volta Redonda (RJ).

O Programa de Compliance prevê avaliação da integridade (due diligence) dos terceiros e a aplicação de mecanismos para detectar possíveis conflitos de interesses, tarefas de responsabilidade da Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance. Os contratos firmados estabelecem cláusulas para garantir o fiel e integral cumprimento de normas internas, entre elas da Lei Anticorrupção.​

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Clique nos ODS destacados para conhecer as ações realizadas pela CSN. Para mais detalhes, acesse o Relato Integrado 2018-2019.

Saúde e bem estar
Igualdade de genero
Agua potavel e sneamento
Energia limpa e acessivel
Trabalho decente e crescimento eonomico
Industria , inovaçao e infraestrutura
Consumo e producao responsaveis
acao contra a mundanca global climatica
Vida terrestre
paz,justica e institucoes eficaz