CSN lança nova Política de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

01/03/2021

O Diretor-Presidente da CSN aprovou, em 10 de dezembro de 2020, a reformulação de sua política de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Baseada no acróstico SEMPRE, a política integrada reforça o compromisso da Companhia com os seguintes temas: Sustentabilidade do Negócio; Empresa Ética, Transparente e Inclusiva; Melhoria Contínua; Proteção ao Meio ambiente, Prevenção da Poluição e Acidentes; Respeito à Legislação; Educar e Treinar.

A nova política reflete a integração das áreas de Sustentabilidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, que desde o ano passado fazem parte da mesma Diretoria Corporativa. Ela se aplica a todas as empresas do grupo CSN que irão incorporar aos seus processos internos os princípios e diretrizes da Política, aplicando-os em todas as suas operações, atividades e relação com stakeholders.

A  revisão  da Política  busca refletir a evolução dos compromissos do Grupo CSN com a sustentabilidade por meio de referências globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Com a nova política SEMPRE, a CSN reforça práticas que já fazem parte de sua ação corporativa: o fato de ser uma empresa ética, transparente, inclusiva, que busca iniciativas inovadoras para melhorar continuamente seus produtos e processos, sem abdicar da conduta preventiva e segura e da proteção ao meio ambiente e da biodiversidade.

– Decidimos revisitar a Política SEMPRE, que já era um símbolo da nossa preocupação ambiental, para atualizá-la e reforçá-la com todos os nossos demais compromissos. Não se trata apenas de demonstrar o que planejamos para o futuro, mas, também de traduzir as iniciativas que já estão enraizadas na nossa essência de “Fazer bem, Fazer mais e Fazer para sempre” – afirma a Diretora de Sustentabilidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança, Helena Guerra.

Confira a política na íntegra:

A CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, fundamentada em seus valores e essência em “Fazer bem, Fazer mais e Fazer pra sempre”, alinhada às necessidades e expectativas de suas partes interessadas, atua de forma propositiva no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que agreguem valor aos negócios de Siderurgia, Mineração, Logística, Cimentos e Energia. Por meio da incorporação proativa das melhores práticas socioambientais, concorrenciais, éticas e de governança em suas decisões e do fortalecimento da cultura de prevenção e controle dos riscos à saúde e à segurança, do respeito ao meio ambiente e do comportamento ético e seguro de seus colaboradores diretos e indiretos, a CSN se compromete SEMPRE a:

Sustentabilidade do Negócio  Incorporar a sustentabilidade nas decisões do Grupo CSN como um princípio que guie os seus negócios  em todo o seu ciclo de vida, considerando a proteção ao meio ambiente e à biodiversidade, a utilização consciente dos recursos naturais e ações para mitigação e adaptação às mudanças climáticas como diferenciais para atuar na  vanguarda do desenvolvimento de processos, produtos e soluções inovadoras, de forma a prevenir e mitigar impactos negativos e potencializar a geração de impactos positivos sobre as comunidades locais.  Além disso, alinhar suas práticas a compromissos  nacionais e internacionais, tais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios Orientadores dos Direitos Humanos (POs) e manter, por meio da liderança, cada colaborador responsável pela proteção ao meio Ambiente e pela sua performance em Saúde e Segurança do Trabalho, através do autocuidado e comportamento seguro.

Empresa Ética, Transparente e Inclusiva – Comunicar com clareza, transparência e tempestividade, o seu desempenho em questões relacionadas ao meio ambiente,  à saúde e segurança do trabalho e a sua atuação social, prezando pela manutenção do relacionamento pautado no diálogo com as comunidades locais, conciliando a viabilidade dos seus negócios e o desenvolvimento local, materializados pelo investimento em programas e projetos socioambientais que colaborem para conservação do meio ambiente e a melhoria das condições de vida nos locais onde estamos presentes. Seguir os preceitos de boa governança, ética e integridade, respeitando os direitos humanos e combatendo proativamente as práticas de trabalho infantil, forçado ou em condições análogas ao escravo, assédio e discriminação em toda as suas formas ao longo de toda a nossa cadeia de valor. Incentivar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, com respeito à livre associação sindical e direito à negociação coletiva, mantendo permanentemente abertos e internalizando as demandas dos canais de comunicação com públicos interno e externo.

Melhoria Contínua – Garantir que todos os seus colaboradores e parceiros busquem melhorar continuamente o desempenho de suas atividades por meio do trabalho seguro, saudável e com qualidade de vida e considerem  os aspectos ambientais, os riscos à saúde e segurança de todos e a inovação como parte integrante de suas tarefas, de forma que os esforços para atingir a melhoria constante também se reflitam nas condições de trabalho e no bem-estar de todos, em conformidade com conceituados padrões de saúde, proteção ao meio ambiente, qualidade de vida e segurança do trabalho.

Proteção ao Meio ambiente, Prevenção da Poluição e Acidentes  Considerar a proteção ao meio ambiente e a prevenção à ocorrência de acidentes e impactos ambientais negativos como pilares estratégicos na construção dos seus objetivos e metas, buscando influenciar toda a nossa cadeia produtiva. Desenvolver e incentivar programas de proteção do meio ambiente e prevenção à poluição, fomentando a economia circular por meio do uso sustentável e consciente dos recursos naturais, da preservação da biodiversidade.  Gerir de forma estruturada aspectos e controles da mitigação dos impactos e riscos ao meio ambiente, à saúde e segurança do trabalho.

Respeito à Legislação  Atender a legislação vigente referente à proteção do Meio Ambiente, à Saúde e Segurança do Trabalho e buscar, sempre que possível, exceder as nossas obrigações, antecipando desafios decorrentes de potenciais mudanças regulatórias.

Educar e Treinar  Treinar, capacitar, educar, conscientizar e incentivar nossos colaboradores a adotarem um comportamento inovador, participativo e comprometido para a execução em alta performance de suas atividades, com uma visão de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, através da implementação de uma cultura que os incentive a vivenciar de forma constante a preocupação com o meio ambiente, a biodiversidade, a saúde e segurança de todos.