CSN participa de sua primeira reunião como membro do CDP Benchmark Club

24/05/2021

A CSN acredita na gestão responsável e transparente dos recursos naturais com os quais suas operações interagem. Anualmente, uma das formas que a Companhia utiliza para comunicar suas práticas e dados de desempenho ambiental a seus stakeholders é o reporte ao CDP (Disclosure Insight Action).

O CDP é uma organização que mobiliza investidores, companhias e governos com o intuito de construir e acelerar ações colaborativas para um desenvolvimento que funcione para as atuais e futuras gerações. Uma vez ao ano, o CDP pede a empresas, cidades, estados e regiões que forneçam dados sobre seu desempenho ambiental e transforma esses dados em análises detalhadas sobre riscos, oportunidades e impactos críticos para embasar a tomada de decisões de investidores, empresas e decisores políticos.

A CSN responde aos questionários de segurança hídrica, cadeia de suprimentos e mudanças climáticas, tendo recebido, em 2020, uma melhoria de nota nesta última dimensão – de D para C. E com o intuito de continuar se desenvolvendo na gestão transparente dessas temáticas, a CSN se juntou, em 2021, ao CDP benchmark club.

Essa iniciativa oferece suporte sob medida às empresas na jornada de reporte ao CDP, para que entendam e aprimorem seus dados e gerenciem seus riscos ambientais de forma mais efetiva. Além disso, por meio do compartilhamento de experiências entre empresas-membro e treinamentos, as empresas acessam as melhores práticas de mercado em termos de sustentabilidade.

Em 13/05, o time de Sustentabilidade da CSN compareceu à primeira reunião de membros, como recém-chegada ao grupo.  “Poderemos aprimorar as práticas de gestão sustentável e principalmente fazer benchmarking com empresas do mundo inteiro, nos alinhando às atuais tendências em gestão de riscos climáticos e hídricos, com foco na melhoria da própria gestão corporativa dos temas ambientais.” – afirma a especialista de sustentabilidade Flávia Andreotti, que representou a Companhia no evento.

A agenda com o CDP continua ao longo do ano e a novidade para este ciclo é o reporte individualizado dos dados da CSN Mineração, empresa do Grupo CSN que recentemente passou por um IPO.