CSN realiza Fórum das Águas 2021 em formato online

06/04/2021

Na semana do Dia Mundial da Água (22/3), a CSN realizou a 8ª edição do Fórum das Águas. Organizado pela Gerência de Comunicação e pela Gerência Geral de Meio Ambiente, o evento aconteceu pela primeira vez no formato online e contou com a participação de colaboradores de todos os negócios do Grupo.

Com diversas palestras, o Fórum das Águas proporcionou uma grande troca de experiências, além de dar visibilidade aos projetos de sustentabilidade desenvolvidos internamente e contribuir para o uso consciente de água na CSN.

“O evento foi uma grande oportunidade de divulgação de projetos relativos à gestão de recursos hídricos na Siderurgia, Mineração, Transnordestina e nas minas de carvão em Santa Catarina. Estamos orgulhosos pelo sucesso desse encontro”, conta Claudio Graffunder, gerente geral de Meio Ambiente.

O especialista em Meio Ambiente Antônio Carlos Simões apresentou dados expressivos sobre a performance hídrica da CSN nos últimos 20 anos: “Tivemos a redução de 70% da água captada pela UPV, mesmo com a instalação da central termoelétrica, fábrica de cimentos e planta de aços longos. Neste período, a unidade alcançou o índice de recirculação de água de 94% e reduziu de maneira proativa sua outorga de captação de água em 30%, disponibilizando mais recursos hídricos para os demais usuários da bacia do rio Paraíba do Sul. Além disso, o uso específico de água na UPV foi de 22,1 m³/t, bem abaixo da média mundial de 28,6 m³/t”.

O Fórum das Águas contou com mais de 700 espectadores e teve como convidada a empresa Combustech, que compartilhou sua experiência na gestão de riscos e oportunidades relacionadas aos recursos hídricos.