Fundação CSN

A Fundação CSN é responsável pelas ações sociais do Grupo CSN, seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio dos pilares que sustentam a sua atuação: educação, cultura, articulação e curadoria. Está presente em seis estados, com atuação direta em 27 municípios e também com editais de abrangência nacional. Executa projetos de ação direta com patrocínio de parceiros por meio de leis de incentivo fiscal. Na educação, desenvolve programas que buscam oportunizar aos jovens formação de qualidade. E na cultura, transformar a sociedade por meio da expressão cultural.

27 cidades

com atuação direta da Fundação CSN

498 nos contemplados pelo Programa de Bolsas de Estudo

além de ampliarmos nosso programa do CET em Congonhas através do Trilhas de Futuro realizado pela Secretaria de Educação do Governo de Minas Gerais.

3.566 jovens impactados

pelos projetos da Fundação CSN

237 ações culturais realizadas no último ano

com alcance de público de 121.641 visualizações

52,4 milhões investidos pela CSN

em responsabilidade social no último ano

Centro Cultural Fundação CSN

Espaço de ações gratuitas e multidisciplinares, voltado para a formação e difusão de arte, educação e cultura.

Durante a pandemia em 2020, se reinventou no ambiente digital e ampliou as possibilidades de trocas e conexões com outras regiões do país. Adaptou sua programação com exposições virtuais, lives, podcasts, oficinas, webséries, entre outras ações

253 de ações culturais 

58.751 de público alcançado 

Historias que ficam

Programa de consultoria, fomento e difusão da produção audiovisual brasileira, que culminou com a produção de:

8 documentários exibidos em 151 sessões da Mostra Itinerante com público total de 10.568 espectadores

Agora em um novo formato. Selamos uma parceria estratégia com o DOCSP  para lançar o edital Documentários Transformam que busca o fortalecimento da distribuição de documentários para potencializar a distribuição de impacto no Brasil.

Programa Jovem Aprendiz


Programa voltado para inserção de jovens no mercado de trabalho.  Atua há mais de 50 anos  com programas de Aprendizagem. Atuação nacional em 9 polos: Belo Horizonte, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Ouro Branco, São Gonçalo do Rio Abaixo, Duque de Caxias, Volta Redonda e São Paulo

Em 2020, foram atendidos 1.083 jovens

Por meio da parceira com 132 empresas

Em 2021,houve a criação de mais uma frente de atuação, a Integração de Estágio. 

Programa de Educação Ambiental

Intervenção socioambiental nas comunidades, palestras e valorização do patrimônio. Realizado em 6 municípios de Minas Gerais: Arcos, Belo Vale, Congonhas, Ouro Preto, Pains e Rio

O programa atendeu 17.875 pessoas, em ações realizadas em 8 escolas de 11 comunidades

Garoto Cidadão

Anualmente, 2.550 crianças e jovens fazem parte do projeto.

Com 9 unidades, o projeto está presente em cinco estados brasileiros: Minas Gerais (Arcos e Congonhas); Rio de Janeiro (Volta Redonda e Itaguaí); Paraná (Araucária); cidade de São Paulo (em Heliópolis) e Mato Grosso do Sul em três cidades (Bonito, Coxim e Porto Murtinho).

Em 2020 sua atuação se tornou online com atividades como saraus, contação de histórias, apresentações teatrais, oficinas e edição de vídeos, entre outras. Contou com 188 Atividades culturais online 252.901 de público alcançado

Programa de bolsas de estudos

Com o intuito de preparar estudantes para a universidade e o mercado de trabalho, a Fundação CSN concede bolsas parciais e integrais para a Escola Técnica Pandiá Calógeras (RJ) e o Centro de Educação Tecnológica em Congonhas (MG).

Em 2020, 289 bolsas foram concedidas

Capacitar Hoteleira e Serviços

O programa de capacitação que acontece no Hotel-Escola Bela Vista e no Vila Buniness Hotel, no Rio de Janeiro e busca capacitar jovens com idades de 16 a 29 anos para o mercado de trabalho e o primeiro emprego.

Desde o início do projeto em 2006, foram capacitados
1.427 jovens

Ganhar o Mundo

Programa de bolsas de estudos em vigor desde 2016, implementando pela Fundação CSN e patrocinado pela CSN em parceria com a Barnard College, universidade de Nova York focada no ensino para mulheres.

781 pessoas inscritas

39 bolsistas participaram do Processo Formativo

24 bolsistas fizeram cursos de aperfeiçoamento de inglês e vivência academica em Nova York

Atualmente duas jovens brasileiras participantes da 1ª edição do programa estão ganhando o mundo enquanto desenvolvem sua graduação na Barnard College em Nova Iorque. Mais 5 estão com bolsas integrais e parciais em outras universidades americanas.

Mais informações no site da Fundação CSN