Gente

Trabalhamos no reforço da Essência: Fazer bem, Fazer mais e Fazer para sempre, tornando-a viva em todos os projetos, programas e processos de gestão de pessoas. Investimos em desenvolvimento e qualificação profissional, de forma a contribuir para o crescimento dos colaboradores e da CSN.

Para manter uma equipe de alta performance e qualificada, a cada ano, são aprimorados os programas para a captação, desenvolvimento e retenção de talentos em diferentes níveis, sempre mantendo-os em linha com as nossas diretrizes estratégicas.

Os indicadores abaixo representam os colaboradores no território brasileiro.

Divisão de colaboradores própios

Colaboradores por tipo de contrato de trabalho e gênero

Colaboradores por tipo de emprego e gênero

Colaboradores por tipo de contrato e região

O modelo de Gestão de Pessoas que mantemos resulta da convicção de que o capital humano é nosso diferencial competitivo e é a melhor garantia para nos destacarmos no mercado em que atuamos. Transformamos conhecimento em uma trajetória de sucesso, baseada na paixão, dedicação e competência que geram oportunidades, conquistas e reconhecimentos, guiados por nossa gestão integrada e eficiente de pessoas, que se fundamenta em cinco pilares:

Nosso modelo de desenvolvimento é norteador das iniciativas de aprendizagem e suporte para o atingimento das metas e dos objetivos estratégicos. Realizamos programas que fortalecem nossa cultura e que alinham o comportamento da liderança aos direcionamentos estratégicos.

Número total de horas de treinamento realizados

Número total de horas de treinamento realizados em 2019, por gênero e categoria funcional

Sindicatos

100% dos colaboradores próprios são representados por sindicatos trabalhistas e resguardados por acordo/convenção coletivas, sujeitos a renegociações legais periódicas. Da mesma forma, todos os colaboradores das contratadas são representados pelos respectivos sindicatos. Parte das questões sobre saúde e segurança do trabalho são abordadas nos nossos acordos coletivos, como: planos de saúde, garantia de emprego e salário à colaboradora gestante, comunicação ao sindicato sobre acidentes, regras referentes à Cipa, esforços conjuntos para prevenção e tratamento de dependência química, pagamento adicional de insalubridade, além de demais questões, que são regulamentadas através de práticas e políticas específicas mantidas pela Companhia.

Não ocorreram, nos últimos três anos (2017 a 2019), greves ou paralisações nas atividades da CSN ou de suas subsidiárias, nos termos do critério do Global Reporting Initiative – GRI, que estabelece como greve ou paralisação movimentos superiores a 7 dias.

A CSN aderiu recentemente ao Pacto Global e tem o compromisso de seguir todas as suas normas e recomendações. Fomos formalmente aceitos como participantes do Pacto Global da ONU em 26 de outubro de 2020.

Conheças os Dez Princípios do Pacto Global:

Direitos Humanos

Princípio 1: Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.
Princípio 2: Assegurar a não participação da empresa em violações dos direitos humanos.

Trabalho

Princípio 3: Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva.
Princípio 4: Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
Princípio 5: Erradicar todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva.
Princípio 6: Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego.

Meio Ambiente

Princípio 7: Assumir práticas que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
Princípio 8: Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental.
Princípio 9: Incetivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.

Anti-corrupção

Princípio 10: Combater a corrupção em todas as suas formas incluindo a extorsão e o suborno.