Trabalhamos no reforço da Essência: Fazer bem, Fazer mais e Fazer para sempre, tornando-a viva em todos os projetos, programas e processos de gestão de pessoas. Investimos em desenvolvimento e qualificação profissional, de forma a contribuir para o crescimento dos colaboradores e da CSN.
Para manter uma equipe de alta performance e qualificada, a cada ano, são aprimorados os programas para a captação, desenvolvimento e retenção de talentos em diferentes níveis, sempre mantendo-os em linha com as nossas diretrizes estratégicas.
Os indicadores abaixo representam os colaboradores no território brasileiro.
O modelo de Gestão de Pessoas que mantemos resulta da convicção de que o capital humano é nosso diferencial competitivo e é a melhor garantia para nos destacarmos no mercado em que atuamos. Transformamos conhecimento em uma trajetória de sucesso, baseada na paixão, dedicação e competência que geram oportunidades, conquistas e reconhecimentos, guiados por nossa gestão integrada e eficiente de pessoas, que se fundamenta em cinco pilares:
Nosso modelo de desenvolvimento é norteador das iniciativas de aprendizagem e suporte para o atingimento das metas e dos objetivos estratégicos. Realizamos programas que fortalecem nossa cultura e que alinham o comportamento da liderança aos direcionamentos estratégicos.
100% dos colaboradores próprios são representados por sindicatos trabalhistas e resguardados por acordo/convenção coletivas, sujeitos a renegociações legais periódicas. Da mesma forma, todos os colaboradores das contratadas são representados pelos respectivos sindicatos. Parte das questões sobre saúde e segurança do trabalho são abordadas nos nossos acordos coletivos, como: planos de saúde, garantia de emprego e salário à colaboradora gestante, comunicação ao sindicato sobre acidentes, regras referentes à Cipa, esforços conjuntos para prevenção e tratamento de dependência química, pagamento adicional de insalubridade, além de demais questões, que são regulamentadas através de práticas e políticas específicas mantidas pela Companhia.
Não ocorreram, nos últimos três anos (2017 a 2019), greves ou paralisações nas atividades da CSN ou de suas subsidiárias, nos termos do critério do Global Reporting Initiative – GRI, que estabelece como greve ou paralisação movimentos superiores a 7 dias.
A CSN aderiu recentemente ao Pacto Global e tem o compromisso de seguir todas as suas normas e recomendações. Fomos formalmente aceitos como participantes do Pacto Global da ONU em 26 de outubro de 2020.
Copyright 2020 CSN – Todos os direitos reservados – Créditos