Relacionamentos

Fundação CSN

A Fundação CSN é responsável pelas ações de responsabilidade social da CSN e atua com o objetivo de provocar a transformação nas comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. A Fundação CSN entende a importância da articulação política na busca de uma relação harmoniosa com o poder público, empresas e instituições das regiões onde atua.

Entre as iniciativas mantidas pela Fundação CSN no âmbito cultural, está o Garoto Cidadão, que completou 20 anos em 2019, ano em que atendeu 2.330 crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar.

Patrocinamos 130 projetos de instituições parceiras, no biênio, por meio de leis de incentivo 31 cidades de 12 estados

Projetos
Cidades
Estados

A Fundação utiliza os recursos gerados com a administração de 5 ativos:

100% dos resultados financeiros das ações são revertidos para a execução de projetos sociais da Fundação CSN.

Por meio de iniciativas da Fundação CSN, capacitamos jovens para o mercado de trabalho e o primeiro emprego, disseminamos a educação ambiental e promovemos o empodera­mento feminino e colaboramos para a construção de igualdade de oportunidades entre gêneros. Conheça mais sobre os projetos, no site da Fundação CSN.

Acionistas e investidores​

Demonstrando a preocupação com a transparência em nossas comunicações e com boas práticas de relações com investidores, mantemos uma relação próxima e cultivamos um bom relacionamento com analistas e investidores.

Somando-se às teleconferências realizadas trimestralmente para a divulgação de resultados e à divulgação de fatos relevantes, mantemos ações que complementam as formas como interagimos com o mercado e são oportunidades para analistas, acionistas e potenciais investidores conversarem com nossos executivos, conhecerem a tese de investimento, acompanharem nosso desempenho e sanarem eventuais dúvidas. Conheça algumas das ações realizadas em 2019:

Investor Day na NYSE

Agentes do mercado financeiro puderam conversar diretamente com membros da alta gestão da CSN. No fim do dia, o Diretor-Presidente, Benjamin Steinbruch, acompanhado da diretoria, tocou o sino de encerramento do pregão da NYSE (Bolsa de Valores Mobiliários de Nova Iorque).

Selo de participação do encontro com analistas pela Apimec

O evento, realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais, contou com a participação do Diretor-Presidente, Benjamin Steinbruch.

Com orgulho, em 2018 e 2019, integramos o índice britânico FTSE4Good Index Series, que avalia 300 indicadores de desempenho socioambiental e de governança corporativa e, portanto, é composto por empresas reconhecidamente comprometidas com questões ESG. Trata-se de uma evidência prática dos nossos esforços para o atendimento aos padrões mais exigentes de aspectos socioambientais e de governança.

Confira nossa tese de investimento no Relato Integrado 2018-2019.

Colaboradores

O modelo de Gestão de Pessoas que mantemos resulta da convicção de que o capital humano é nosso diferencial competitivo e é a melhor garantia para nos destacarmos no mercado em que atuamos. Transformamos conhecimento em uma trajetória de sucesso, baseada na paixão, dedicação e competência que geram oportunidades, conquistas e reconhecimentos, guiados por nossa gestão integrada e eficiente de pessoas, que se fundamenta em cinco pilares:

Encerramos 2019 com 24.869 colaboradores próprios, sendo que a maior parte atua na siderurgia, seguida da mineração e da logística. Ao todo, são 86,2% homens e 13,8% mulheres – o percentual de colaboradoras tem aumentado ao longo dos últimos anos, com expressivo avanço de 15,0% frente a 2018.

Divisão de colaboradores próprios por gênero
Divisao-de-Colaboradores-Proprios-Por-Genero-3
Igualdade de genero

UPV registra aumento de 45% no número de mulheres

O crescimento no número de mulheres reflete as ações que colocamos em prática para a contratação e a capacitação das profissionais, com destaque o Programa Diversidade, na UPV. Em 2018 e 2019, atuamos fortemente para a capacitação técnica de mulheres, visando conscientizar os colaboradores e promover a inclusão na CSN, através de oportunidades dirigidas. Com isso, registramos um aumento de 45% no número de mulheres no quadro funcional da UPV, na comparação com 2018, fechando 2019 com 1.264 colaboradores na unidade.

Comitê de Diversidade atua em 5 frentes

O Comitê de Diversidade, estabelecido em 2018 e que atua em cinco frentes para a inclusão e não discriminação de grupos minoritários.

Saúde e segurança

Para nós, a segurança vem em primeiro lugar em todos os seus aspectos. Sempre mantivemos práticas e treinamos os colaboradores visando à segurança durante os processos produtivos e trabalhamos com afinco para melhorar nossos indicadores ano a ano.

Iniciamos o processo de reconhecimento de riscos críticos (fatalidades) para um programa de prevenção de acidentes, com base em metodologias preconizadas na ISO 31.000/2018 (gestão de riscos).

Complementarmente, através de nossa Política Corporativa de Saúde e Segurança, definimos o Manual de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, baseado em boas práticas de mercado, normas regulamentadoras e em recomendações brasileiras e internacionais. No Manual, constam diretrizes para guiar as ações de todos os colaboradores próprios e de empresas contratadas quanto ao comportamento seguro, proativo, cumprimento legal, mitigação e controle dos perigos e riscos, além da prevenção de lesões e doenças ocupacionais através dos dez elementos que visam definir responsabilidades e as necessidades de ferramentas especificas de prevenção.

Esses princípios estão alicerçados em 10 elementos:

Saúde e bem estar

Saúde e segurança

Para nós da CSN, as pessoas, sua segurança e integridade são o maior valor entre todos os nossos objetivos e prioridades. Entre as ações de saúde e bem-estar, mantemos o PPAE (Programa de Prevenção do Abuso do Álcool e Uso de Entorpecentes), que busca identificar colaboradores com quadro de dependência química, seja pelo álcool, seja por drogas lícitas ou ilícitas, e oferecer suporte e tratamento adequados.

Trabalho decente e crescimento eonomico

Para as questões relacionadas com saúde e segurança no trabalho, 100% dos colaboradores da CSN e terceiros estão cobertos por comitês formais alinhados às diretrizes estratégicas. Os comitês realizam reuniões periódicas e discussões colegiadas sobre nossas diretrizes e metas. Os comitês que tratam do assunto, em nível operacional, gerencial e liderança, são os seguintes: Comitê Central de Segurança – Unidade de Negócios; Comitê Corporativo e Diretivo de Saúde e Segurança do Trabalho; Comitê de Contratos; Comitê de Liderança; Grupos de trabalho para NRs (10, 12, 13, 20, 33 e 35).

Fornecedores

Os fornecedores são contratados com base em normas internas e nas legislações nacional e internacional referentes à prática de compras. O Programa de Compliance prevê avaliação da integridade (due diligence) dos terceiros e a aplicação de mecanismos para detectar possíveis conflitos de interesses, tarefas de responsabilidade da Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance. Os contratos firmados estabelecem cláusulas para garantir o fiel e integral cumprimento de normas internas, entre elas da Lei Anticorrupção.

Quantidade de fornecedores que passaram por due diligence no biênio

Quantidade de fornecedores que passaram

Proporção de gastos com fornecedores

Ao longo de 2018 e de 2019, foram negociados com a fornecedores, respectivamente, pouco mais de R$ 12 bilhões e R$ 14 bilhões, com as seguintes proporções por segmento de atuação da CSN:

2017 2018 2019
Siderurgia 64% 67% 65%