A Fundação CSN é responsável pelas ações de responsabilidade social da CSN e atua com o objetivo de provocar a transformação nas comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. A Fundação CSN entende a importância da articulação política na busca de uma relação harmoniosa com o poder público, empresas e instituições das regiões onde atua.
Entre as iniciativas mantidas pela Fundação CSN no âmbito cultural, está o Garoto Cidadão, que completou 20 anos em 2019, ano em que atendeu 2.330 crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar.
De forma a estabelecer um diálogo transparente com as comunidades onde atuamos, a esclarecer as dúvidas relacionadas à segurança e à estabilidade de nossas barragens e a evidenciar como são feitos os processos de monitoramento e fiscalização, possuímos um programa de visitas na CSN Mineração, voltado para a comunidade de Congonhas (MG), especialmente para os moradores que moram perto da barragem Casa de Pedra, estudantes, autoridades locais, jornalistas e representantes de veículos de imprensa da região.
Demonstrando a preocupação com a transparência em nossas comunicações e com boas práticas de relações com investidores, mantemos uma relação próxima e cultivamos um bom relacionamento com analistas e investidores.
Somando-se às teleconferências realizadas trimestralmente para a divulgação de resultados e à divulgação de fatos relevantes, mantemos ações que complementam as formas como interagimos com o mercado e são oportunidades para analistas, acionistas e potenciais investidores conversarem com nossos executivos, conhecerem a tese de investimento, acompanharem nosso desempenho e sanarem eventuais dúvidas. Conheça algumas das ações realizadas em 2019:
Agentes do mercado financeiro puderam conversar diretamente com membros da alta gestão da CSN. No fim do dia, o Diretor-Presidente, Benjamin Steinbruch, acompanhado da diretoria, tocou o sino de encerramento do pregão da NYSE (Bolsa de Valores Mobiliários de Nova Iorque).
O evento, realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais, contou com a participação do Diretor-Presidente, Benjamin Steinbruch.
Com orgulho, em 2018 e 2019, integramos o índice britânico FTSE4Good Index Series, que avalia 300 indicadores de desempenho socioambiental e de governança corporativa e, portanto, é composto por empresas reconhecidamente comprometidas com questões ESG. Trata-se de uma evidência prática dos nossos esforços para o atendimento aos padrões mais exigentes de aspectos socioambientais e de governança.
Confira nossa tese de investimento no Relato Integrado 2018-2019.
O modelo de Gestão de Pessoas que mantemos resulta da convicção de que o capital humano é nosso diferencial competitivo e é a melhor garantia para nos destacarmos no mercado em que atuamos. Transformamos conhecimento em uma trajetória de sucesso, baseada na paixão, dedicação e competência que geram oportunidades, conquistas e reconhecimentos, guiados por nossa gestão integrada e eficiente de pessoas, que se fundamenta em cinco pilares:
Encerramos 2019 com 24.869 colaboradores próprios, sendo que a maior parte atua na siderurgia, seguida da mineração e da logística. Ao todo, são 86,2% homens e 13,8% mulheres – o percentual de colaboradoras tem aumentado ao longo dos últimos anos, com expressivo avanço de 15,0% frente a 2018.
O crescimento no número de mulheres reflete as ações que colocamos em prática para a contratação e a capacitação das profissionais, com destaque o Programa Diversidade, na UPV. Em 2018 e 2019, atuamos fortemente para a capacitação técnica de mulheres, visando conscientizar os colaboradores e promover a inclusão na CSN, através de oportunidades dirigidas. Com isso, registramos um aumento de 45% no número de mulheres no quadro funcional da UPV, na comparação com 2018, fechando 2019 com 1.264 colaboradores na unidade.
O Comitê de Diversidade, estabelecido em 2018 e que atua em cinco frentes para a inclusão e não discriminação de grupos minoritários.
Para nós, a segurança vem em primeiro lugar em todos os seus aspectos. Sempre mantivemos práticas e treinamos os colaboradores visando à segurança durante os processos produtivos e trabalhamos com afinco para melhorar nossos indicadores ano a ano.
Iniciamos o processo de reconhecimento de riscos críticos (fatalidades) para um programa de prevenção de acidentes, com base em metodologias preconizadas na ISO 31.000/2018 (gestão de riscos).
Complementarmente, através de nossa Política Corporativa de Saúde e Segurança, definimos o Manual de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, baseado em boas práticas de mercado, normas regulamentadoras e em recomendações brasileiras e internacionais. No Manual, constam diretrizes para guiar as ações de todos os colaboradores próprios e de empresas contratadas quanto ao comportamento seguro, proativo, cumprimento legal, mitigação e controle dos perigos e riscos, além da prevenção de lesões e doenças ocupacionais através dos dez elementos que visam definir responsabilidades e as necessidades de ferramentas especificas de prevenção.
Esses princípios estão alicerçados em 10 elementos:
Para nós da CSN, as pessoas, sua segurança e integridade são o maior valor entre todos os nossos objetivos e prioridades. Entre as ações de saúde e bem-estar, mantemos o PPAE (Programa de Prevenção do Abuso do Álcool e Uso de Entorpecentes), que busca identificar colaboradores com quadro de dependência química, seja pelo álcool, seja por drogas lícitas ou ilícitas, e oferecer suporte e tratamento adequados.
Para as questões relacionadas com saúde e segurança no trabalho, 100% dos colaboradores da CSN e terceiros estão cobertos por comitês formais alinhados às diretrizes estratégicas. Os comitês realizam reuniões periódicas e discussões colegiadas sobre nossas diretrizes e metas. Os comitês que tratam do assunto, em nível operacional, gerencial e liderança, são os seguintes: Comitê Central de Segurança – Unidade de Negócios; Comitê Corporativo e Diretivo de Saúde e Segurança do Trabalho; Comitê de Contratos; Comitê de Liderança; Grupos de trabalho para NRs (10, 12, 13, 20, 33 e 35).
Os fornecedores são contratados com base em normas internas e nas legislações nacional e internacional referentes à prática de compras. O Programa de Compliance prevê avaliação da integridade (due diligence) dos terceiros e a aplicação de mecanismos para detectar possíveis conflitos de interesses, tarefas de responsabilidade da Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance. Os contratos firmados estabelecem cláusulas para garantir o fiel e integral cumprimento de normas internas, entre elas da Lei Anticorrupção.
Ao longo de 2018 e de 2019, foram negociados com a fornecedores, respectivamente, pouco mais de R$ 12 bilhões e R$ 14 bilhões, com as seguintes proporções por segmento de atuação da CSN:
2017 | 2018 | 2019 | |
---|---|---|---|
Siderurgia | 64% | 67% | 65% |
Mineração | 14% | 13% | 15% |
Portos | 11% | 13% | 13% |
Outros | 11% | 8% | 7% |
Copyright 2020 CSN – Todos os direitos reservados – Créditos