Saiba como foi a Semana ESG na CSN

22/12/2020

A CSN realizou a Primeira Semana ESG nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020, com uma programação virtual diversificada para o seu público interno, para a comunidade e investidores. A abertura da semana foi feita pelo diretor-presidente da empresa, Benjamin Steinbruch; pela diretora de sustentabilidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, Helena Guerra; pelo diretor executivo de finanças, Marcelo Ribeiro; e pela presidente da Fundação CSN, Mônica Fogazza.

Nesse primeiro evento online, os palestrantes apresentaram ao público o significado da sigla ESG e falaram da relevância deste tema para o mundo e para a CSN. Enfatizaram que a nova agenda de compromissos das empresas com as pautas ambiental, social e governança estabelece não apenas metas, mas também métricas de medições tangíveis das práticas e entregas de cada corporação empresarial.

O evento seguinte celebrou a adesão da CSN como nova signatária do Pacto Global. O diretor institucional e jurídico da empresa, Luiz Paulo Barreto, mediou a conversa com o diretor executivo da Rede Brasil – Pacto Global, Carlo Pereira. Nesse encontro, Carlo esclareceu a todos o que consiste esse pacto, quais são os objetivos de desenvolvimento sustentável compactuados e quais são os impactos disso para a nossa sociedade.

No segundo dia da Semana ESG aconteceu o Compliance Day, com a participação do gerente de auditoria, riscos e compliance da CSN, Guilherme Duque e dos convidados Antônio Carlos Hencsey, fundador da Hencsey – Ética Aplicada e também fundador e criador do @eticalizando; e Mario Júnior, sócio da S2 Consultoria e co-fundador do IPRC Brasil. Durante o dia, abordaram os temas da obviedade de se fazer a coisa certa e do risco comportamental, encerrando com uma atividade interativa, um jogo de perguntas e respostas com todo o público virtual.

A Fundação CSN realizou nesse dia uma live para o público externo sobre Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. A “mesa redonda” online mediada pelo André Leonardi, gerente geral da FCSN, contou com a participação do Rogério Sottilli, diretor executivo do Instituo Wladimir Herzorg; do Fabio Silvestre, gerente de projetos da FCSN; e da Helena Guerra, diretora de sustentabilidade, saúde e segurança do trabalho da CSN.

Para encerrar a semana, uma última roda de conversa virtual foi realizada. O desafio das relações comunitárias e a transformação social do Pacto Global foram os temas abordados e mediados também pelo gerente geral da FCSN, André Leonardi. Participaram da conversa a secretária de cultura de Volta Redonda, Aline Mara; o diretor da Escola Técnica Pandiá Calógeras, Bruno Marcato; o gerente de projetos da FCSN, Fabio Silvestre; e o educando do Projeto Garoto Cidadão da FCSN, Gustavo Gomes, que testemunhou seu histórico de seis anos de formação dentro do projeto.

Esses dias de eventos online permitiram à CSN difundir internamente os conceitos ESG, indispensáveis aos processos da empresa. Pois a adesão e o engajamento de todos os colaboradores precisam acontecer de forma contínua e efetivamente transformadora, para que a empresa alcance, com todos os esforços coletivos, os objetivos dessa agenda importante para todo o planeta.