Saúde e Segurança do Trabalho

Para nós, a segurança vem em primeiro lugar em todos os seus aspectos. Sempre mantivemos práticas e treinamos os colaboradores visando à segurança durante os processos produtivos e trabalhamos com afinco para melhorar nossos indicadores ano a ano. A inserção de novos colaboradores nos projetos ocorreu de forma planejada, sem comprometer o processo evolutivo de anos anteriores, mas em uma velocidade menor. Os novos processos de trabalho também ocorreram de forma ordenada em decorrência do nosso foco na mudança, um dos elementos importantes do nosso sistema de gestão. Quando comparamos com o ano de 2017, o processo evolutivo foi mais significativo, atingindo uma taxa de frequência com afastamento de 1,5 acidente, um decréscimo de 23,5% e de 8% na taxa de gravidade.

Complementarmente, através de nossa Política Corporativa de Saúde e Segurança, definimos o Manual de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, baseado em boas práticas de mercado, normas regulamentadoras e em recomendações brasileiras e internacionais. No Manual, constam diretrizes para guiar as ações de todos os colaboradores próprios e de empresas contratadas quanto ao comportamento seguro, proativo, cumprimento legal, mitigação e controle dos perigos e riscos, além da prevenção de lesões e doenças ocupacionais através dos dez elementos que visam definir responsabilidades e as necessidades de ferramentas especificas de prevenção. No Sistema de Gestão de Segurança e Saúde da CSN, adotamos dois princípios fundamentais:

– Garantir que a segurança de nossos colaboradores e da comunidade seja considerada como aspecto de maior relevância no desenvolvimento das atividades de nossos processos;
– Minimizar a exposição e preservar a integridade física e a saúde dos colaboradores e contratados, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

Esses princípios estão alicerçados em 10 elementos:

COMPROMISSO E LIDERANÇA

COMUNICAÇÃO

PADRÕES E PROCEDIMENTOS

DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL

GESTÃO DE RISCOS

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS

REQUISITOS LEGAIS

PLANEJAMENTO

GESTÃO DE FORNECEDORES DE SERVIÇOS

GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Com a missão de unificar as políticas e práticas de áreas especialmente importantes e sinérgicas, a Diretoria de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança lança sua nova Política Integrada de Sustentabilidade e HSE (Health, Safety and Environment) assinada pelo Diretor Presidente da Companhia.

A nossa Política e o Sistema de Gestão Ambiental reforçam o comprometimento com a geração de valor para os stakeholders e está alinhada com diretrizes regulatórias e de melhores práticas globais, promovendo o desdobramento dessas diretrizes em todas as operações, detalhando responsabilidades e procedimentos a serem seguidos. Norteadas por nossa Política, as unidades operacionais possuem áreas responsáveis pela Gestão de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, que dão suporte aos processos, com a missão de fornecer soluções ambientais inovadoras e direcionadas, de acordo com o contexto de cada unidade operacional.

Confira a nossa política completa aqui.

Liderança

As questões de SST são responsabilidade de todos e de cada um. Cabe aos líderes da CSN zelar pelo exercício dessa responsabilidade, ressaltando que os cuidados com as questões de SST são considerados no gerenciamento de todos os processos organizacionais e no relacionamento com todas as partes interessadas. O líder na CSN, através da disciplina e de sua presença, exerce esta gestão. Por meio do seu exemplo e com atitudes e comportamentos preventivos demonstra o valor que dá às questões de SST.

Profissionais de SST

Os profissionais de SST da CSN apoiam seus líderes, principalmente nos aspectos técnicos, legais, comportamentais e sistêmicos, para que todos possam exercer suas responsabilidades em SST com excelência. Um processo contínuo de monitoramento dos requisitos legais e procedimentos internos é conduzido de forma a garantir o conhecimento antecipado dos requisitos e a manter os padrões e procedimentos adequados.

Procedimentos

Os procedimentos de SST são elaborados e disponibilizados para servir de referência para a condução de projetos e realização de atividades rotineiras ou não rotineiras. Os procedimentos e padrões são controlados de forma a serem mantidos atualizados, disponíveis e acessíveis.

Comportamento Seguro

Os “feedbacks” corretos e o exemplo dos líderes apoiam o desenvolvimento de comportamentos adequados. Diálogos comportamentais são realizados entre executantes do trabalho e observadores comportamentais (sendo os líderes os principais observadores comportamentais). Os diálogos comportamentais são conduzidos por colaboradores habilitados nas técnicas de identificação de desvios e na abordagem de pessoas.

Gestão de Fornecedores

As questões de SST são sempre consideradas no relacionamento com todos os fornecedores. Todo serviço é adquirido conforme especificação previamente definida. As especificações estabelecem requisitos de SST e antes da contratação de qualquer fornecedor é assegurado que ele está apto a efetuar o fornecimento.

Capacitação em SST

Os colaboradores (próprios e terceiros) são o único elo capaz de manter a CSN no caminho da excelência. Portanto, o cuidado com a gestão de suas competências e habilidades é fundamental. O líder garante que sua equipe está preparada para exercer suas responsabilidades de forma segura, limpa e saudável. Todas as atividades que foquem o desenvolvimento de competências e habilidades têm sua eficácia avaliada. Complementarmente à qualificação e habilitação, as pessoas são ambientadas às pessoas, aos equipamentos e às instalações que terão contato no dia a dia do trabalho.

A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são realizadas utilizando metodologias qualitativas e/ou quantitativas apropriadas a cada situação. A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são consideradas em todo o ciclo de vida dos empreendimentos, desde sua concepção básica até a sua eventual desativação, passando pelo projeto, construção, operação e melhoria. A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são utilizadas para direcionar o gerenciamento de todas as atividades, rotineiras ou não rotineiras, e processos de forma a prevenir a ocorrência de perdas potenciais ou reais.

Para as questões relacionadas com saúde e segurança no trabalho, 100% dos nossos colaboradores, próprios e terceiros, estão cobertos por comitês formais de saúde e segurança. Os comitês que tratam do assunto, em nível operacional, gerencial e liderança, são os seguintes:

Em 2019, realizamos mais de 30.000 exames ocupacionais em cumprimento à NR-7, além de atendimentos assistenciais, que não apenas serviram para proteger a saúde dos colaboradores, como também para auxiliar no acompanhamento demográfico da nossa população, permitindo que, a partir dos resultados obtidos nessas avaliações médicas, pudéssemos manter em vigor programas de prevenção e promoção de saúde já existentes, tais como o PPAE (Programa de Prevenção ao Abuso de Álcool e uso de Entorpecentes), programas de ergonomia, apoio social, fisioterapia ocupacional, além da elaboração e implantação do Programa Viva Mais, de qualidade de vida e promoção de saúde.

Além disso contamos com programas de acompanhamento da saúde dos colaboradores, tais como: