• CSN Cimentos é parceira em projeto para transformar resíduos sólidos urbanos em combustível

23 de maio de 2023

A CSN Cimentos – unidade de Pedro Leopoldo (MG) – participa de uma iniciativa inovadora e pioneira na temática de gestão de resíduos sólidos. Executado pelo Governo de Minas Gerais, o projeto Minas Recicla Energia promete transformar a sobra das coletas seletivas, feitas pelas associações de catadores de material reciclável, em combustível para a produção de cimento – evitando a disposição em aterro.

O projeto, que também tem como parceiras as prefeituras de Pedro Leopoldo, Matozinhos e Lagoa Santa, a Universidade Federal de Lavras e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tem uma meta grande traçada: espera-se que, por mês, mais de 100 toneladas de resíduos sólidos urbanos sejam recuperadas e transformadas em energia para produzir cimento. Além disso, a iniciativa visa a redução de emissão de carbono em comparação a fontes de combustível tradicional e de fonte não renovável.

Para Edvaldo Rabelo, diretor da CSN Cimentos, a parceria no projeto Minas Recicla Energia reforça o comprometimento da empresa com a sustentabilidade e com ações que tragam impacto positivo para o meio ambiente e comunidades ao entorno. “Temos metas ESG ambiciosas para os próximos anos e um forte compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, sobretudo das áreas em que atuamos. A parceria com o Governo de Minas Gerais está totalmente alinhada com as nossas ambições de sustentabilidade no Grupo CSN”, reitera o executivo.

O projeto pode representar ganhos sociais, econômicos, geração de renda e mitigação dos impactos climáticos e ambientais. As associações de catadores terão a possibilidade de receber investimentos em infraestrutura; a CSN Cimentos terá um combustível alternativo, alinhado às diretrizes das políticas ambientais; e as prefeituras poderão reduzir o custo de disposição em aterro e de logística.