Entreposto de Recicláveis da CSN: uma relevante prática de sustentabilidade ambiental

24/11/2021

Dentre tantas práticas de sustentabilidade ambiental feitas pela CSN, o Entreposto de Recicláveis, em Volta Redonda-RJ, merece destaque. O local recebe os materiais descartados pelas áreas de Produção, Manutenção e Apoio, com a responsabilidade de armazená-los, separá-los conforme a legislação ambiental e destiná-los corretamente, com a máxima eficiência em reciclagem.

O entreposto avalia de três diferentes formas a destinação dos resíduos. Na primeira, privilegia-se a reutilização interna dos materiais descartados na Produção, para melhor aproveitamento interno. Na segunda, são identificados os materiais que, após a segregação e processamento, podem ser comercializados com maior valor agregado. E a terceira forma é a destinação dos materiais, que somente são destinados a fornecedores licenciados para um descarte ambientalmente correto.

Localizado na Usina Presidente Vargas, o entreposto alcançou evoluções significativas em seus indicadores de produção e faturamento a partir da criação da Gerência de Recicláveis, em 2016. A gerência passou a administrar mais entrepostos similares em outras plantas do Grupo CSN, gerando mais valor à Companhia, com maiores resultados sustentáveis ao meio ambiente. De 2016 a 2020, o faturamento aumentou em 146%, chegando, no ano passado, à marca de aproximadamente 10.000 toneladas/ano de materiais geridos ao todo.

“O Entreposto de Recicláveis busca alternativas para utilização sustentável das sucatas e resíduos e evitar ao máximo que sejam desnecessariamente destinados. A equipe está sempre à procura de tecnologias para que o material se torne nova matéria-prima, como por exemplo, o cabo elétrico, a lata de spray e o alumínio em fio, que são processados em nosso entreposto e, posteriormente, retornam para o processo produtivo da empresa”, explica Daira Rodrigues, gerente de Recicláveis.