• Águas & Efluentes

A água é essencial para as nossas operações de mineração, siderurgia e geração de energia. O controle do consumo de água ocorre por meio dos balanços hídricos das unidades operacionais realizados em consonância com a ISO 14.046. O maior consumo hídrico da CSN acontece na UPV, que é a única siderúrgica do país a realizar a pegada hídrica. Nessa unidade, somos referência na recirculação, alcançando um total de 94,4% de água recirculada em 2022.

Além disso, com base nas metodologias de avaliação de riscos Water Risk Filter WWF e Aqueduct WRI, passamos a analisar, a partir de 2020, a exposição de nossos negócios a riscos hídricos, sob a ótica tanto de processos quanto de bacias hidrográficas próximas às nossas operações.

A Política de recursos hídricos abrange os negócios de Siderurgia, Mineração, Cimentos, Logística e Energia visando a promoção e o fortalecimento das melhores práticas para o uso racional dos recursos inerentes e associados as temáticas, em conformidade ao preconizado pela Política de Sustentabilidade da Companhia.

Em 2022, o Grupo CSN manteve seu score no módulo de Water Security do CDP em B-, já na CSN Mineração o score evoluiu de C para B.

Na CSN Mineração, o compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos possui mais de quarenta sistemas de controle para efluentes e drenagens, e mais de trinta pontos de monitoramento nos cursos d’água situados na área de influência do empreendimento, investindo continuamente em novas tecnologias e em projetos que aumentem a sua eficiência no uso da água e no tratamento de efluentes. Como consequência, por meio de investimentos em novas tecnologias, o índice de recirculação de água passou de 79% em 2018 para 88% em 2022.

Foi realizado em 2022, o estudo de pegada hídrica na unidade de Cimentos em Arcos (MG), que demonstrou um aumento do índice de recirculação de 80% para 93%, e promoveu uma melhor compreensão de como a operação interage com os recursos hídricos. O estudo também já havia sido realizado na unidade casa de Pedra da CSN Mineração em 2021 e na Usina Presidente Vargas, iniciado em 2014.

Icon Redução de 14,5% na captação específica de água por tonelada de aço Em 2022, redução de 14,5% na captação específica de água por ton/aço produzido na siderurgia em relação a 2020.
    Icon Reuso e reutilização de água 94,4% de reuso e reutilização de água na UPV em 2022 88% de reuso e reutilização de água na CSN Mineração em 2022
    Icon Queda na intensidade de captação de água A UPV alcançou uma redução de 8,7% no volume de água captada, quando comparado com 2021, saindo de 81 mil megalitros para 74 mil megalitros em 2022

Intensidade hídrica da CSN

2020 2021 2022
    DVA 12111236 27008490 16458014
    Captação (m3) 100980760 101111790 92212247
    Intensidade (captação de água/DVA) 8,3 3,7 5,6
    Graph

Captação de água - todas as fontes

Descarte de água

Desde 2013, realizamos o Fórum Sul Fluminense Sobre Águas com o objetivo de debater sobre o tema com os demais atores da bacia do rio Paraíba do Sul. O evento ocorre em comemoração ao Dia Internacional da Água, com a participação de representantes da sociedade civil, órgãos ambientais, acadêmicos, membros do comitê de bacias e demais empresas do estado do Rio de Janeiro. Também desde 2013, participamos da Câmara Técnica do CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e do CBH/MPS (Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba), região onde a UPV se localiza, representando o segmento usuário de águas do estado do Rio de Janeiro. A participação possibilita o diálogo aberto com demais membros da sociedade civil e poder público com o objetivo de contribuir com a gestão das águas do rio Paraíba do Sul e de seus afluentes.

Em Minas Gerais, integramos o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba e da CTIOAR (Câmara Técnica de Integração de Procedimentos, Ações de Outorga e Ações Reguladoras), possibilitando o diálogo aberto com membros da sociedade civil e poder público, com o objetivo de apoiar a gestão das águas do rio Paraopeba e de seus afluentes.