• Mudanças Climáticas

Os negócios da CSN são intensivos no consumo de energia e na emissão de gases de efeito estufa (GEE), por isso, a busca de maior eficiência energética e flexibilidade no uso de combustíveis alternativos e a gestão das emissões de CO2e sempre foram temas estratégicos para o crescimento, o aumento da competitividade e a perenidade dos seus negócios. Dentro da estratégia ESG, a CSN está comprometida com a transformação de seus negócios rumo a uma economia de baixo carbono. Isso significa investir em novas tecnologias de baixo carbono, melhorias e automação de processos e inovações diversas que resultem na redução das emissões de CO2 na siderurgia, na mineração e no setor de cimentos.

Um dos grandes avanços de 2022 foi a elaboração de cenários climáticos da CSN, que estão disponíveis no Relatório de Ação Climática de 2022 que apresenta a Jornada de Descarbonização do Grupo. Somos pioneiros na elaboração deste reporte, sendo uma das únicas empresas do Brasil a publicá-lo. Clique aqui para acessar o documento.

Nesse mesmo ano, a CSN foi a única empresa brasileira nos setores de siderurgia, mineração e construção civil nomeada pelo S&P ao Global Sustainability Yearbook 2023, tendo sido ainda categorizada como “Industry Mover”, no setor de siderurgia, por ter sido, segundo os critérios dessa agência, a empresa do setor que mais avançou em práticas ESG no mundo. Além disso, a CSN recebeu no ano de 2022 a nova classificação da agência Sustainalytics reduzindo o score relacionado aos riscos ESG de 39,1 para 25,9, quando a CSN alcançou o 6º melhor score do setor dentre 156 empresas de siderurgia e mineração avaliadas globalmente.

Além disso, realizamos o inventário de emissões de gases de efeito estufa seguindo as diretrizes do GHG Protocol desde 2013, reportado pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, tendo recebido Selo Ouro desde 2014. Acesse aqui os nossos inventários anuais. Em 2022, melhoramos o nosso desempenho no CDP para nota B na CSN Mineração, e mantivemos essa pontuação para o Grupo CSN.

Atualmente a CSN tem uma das menores emissões de escopo 2* do setor siderúrgico (de acordo com avaliação baseada em documentos disponibilizados pela World Steel Association, uma vez que 100% do consumo de energia elétrica da CSN é proveniente de fontes renováveis de geração própria.

Em 2022, a CSN concluiu as aquisições da UHE Quebra-queixo, Sacre, Santa Ana e CEEE-G, consolidando sua autossuficiência no setor de energia e avançando em sua estratégia de descarbonização com foco em emissões zero no Escopo 2.

*O escopo 2 refere-se às fontes que provocam emissões indiretas, por consumirem energia elétrica (ou térmica) produzida por outrem.

Compromissos com a Baixa Emissão de Carbono

A CSN investe esforços e recursos para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e para mitigar os impactos relacionados às mudanças climáticas. Em 2021, foi construído um Roadmap de Projetos para Descarbonização das nossas operações. Também atualizamos nossos compromissos com a redução de GEE, divulgados durante o CSN DAY realizado no último trimestre de 2021:

Siderurgia Redução de 10% da intensidade de emissão de CO2e por ton/aço produzido até 2030 e redução de 20% até 2035 (ano-base 2018)
    Cimento Redução de 23% nas emissões de CO2 e por tonelada de cimento até 2030, atingindo 396 kgCO2 e/t cimento
    Mineração Redução de 30% da intensidade de emissões de CO2e por tonelada de minério produzido até 2035 (ano-base 2019), e atingimento net zero até 2044 nos escopos 1 e 2

Engajamento ESG

A CSN acredita na gestão responsável e transparente dos recursos naturais com os quais suas operações interagem. Anualmente, uma das formas que a Companhia utiliza para comunicar suas práticas e dados de desempenho ambiental a seus stakeholders é o reporte ao CDP (Disclosure Insight Action). Clique aqui para conferir o reporte da CSN.