Governança Corporativa

Nossa Essência

A Essência da Companhia Siderúrgica Nacional reflete nossa busca contínua por um crescimento consistente e sustentável. Atuamos motivados pelo desenvolvimento do país, cientes da responsabilidade empresarial de contribuir para um mundo melhor, com mais eficiência e redução de impactos, gerando oportunidades para: Fazer bem, Fazer mais e Fazer para sempre.

FAZER BEM

Somos referência no que fazemos, buscando sempre a excelência operacional. Atuamos com paixão, cuidamos como donos e alcançamos resultados consistentes, com segurança, qualidade e satisfação de nossos clientes.

FAZER MAIS

Fazemos mais com menos, sendo inovadores e empenhados. Procuramos constantemente otimizar os resultados e processos para um crescimento contínuo e responsável.

FAZER PARA SEMPRE

Nossa aprendizagem
é constante para que
possamos agir sempre
visando a construção
de um futuro sustentável.
Esse é o nosso sucesso.

FAZER BEM

FAZER MAIS

FAZER PARA SEMPRE

Nossa aprendizagem é constante para que possamos agir sempre visando a construção de um futuro sustentável Esse é o nosso sucesso.

Ética e transparência

Possuímos mecanismos para monitorar o cumprimento dos princípios estabelecidos em nosso Código de Ética e procedimentos de integridade, com o objetivo de garantir dignidade corporativa, transparência e ética nos negócios. Nesse sentido, o Programa de Compliance prevê várias ações, entre elas:

O Programa de Compliance foi aprovado pela alta administração, e a área de Compliance reporta diretamente ao Comitê de Auditoria, que possui duas cadeiras no conselho de Administração. Os colaboradores, ao ingressarem na CSN, recebem treinamentos sobre o Código de Ética e a Política de Compliance, aplicáveis a todos, incluindo Diretores e Conselheiros de Administração e Fiscal. Todos são orientados e devem dar o aceite no Código de Ética CSN e na Política Anticorrupção durante a reunião de integração. Mensalmente, disseminamos comunicados sobre boas práticas de compliance e mantemos um ciclo anual de treinamentos acerca do tema, além de realizarmos o “Compliance Day”, um dia especialmente dedicado à questão, para alinhamento, engajamento e esclarecimento de dúvidas. O Código passou por revisão em 2016, para contemplar os princípios determinados pela Lei Anticorrupção (12.846/13). Cabe destacar que nossos contratos com terceiros estabelecem cláusulas para garantir o fiel e integral cumprimento de práticas das leis anticorrupção vigentes nos locais onde atuamos.

Constantemente promovemos campanhas de esclarecimento e uso consciente do Canal de Denúncias por meio dos treinamentos e comunicados. Essa confiança estimula cada vez mais o uso do Canal, fortalecendo nosso compromisso com as práticas de compliance. A violação das diretrizes do Código de Ética ou de outras normas da CSN, cometida por colaboradores diretos ou indiretos, administradores, representantes, fornecedores ou prestadores de serviços, terá consequências disciplinares.

Dados 2018

Dados 2019

Dados 2020

Nota: *O processo de avaliação de diligência foi estabelecido em 2018.
           **Os treinamentos têm início no fim de cada ano, geralmente em novembro, e acontecem ao longo do ano seguinte. Treinamentos presenciais do ciclo 2019-2020 acabaram impactados pela limitação de aglomerações.

CANAL DE DENÚNCIA
Telefone: 0800-884-2006
E-mail externo: canal_denuncia@csn.com.br
E-mail interno do canal de denúncia Correspondência:
A/C Diretoria de Riscos e Compliance
Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito, 138 – Jardim Promissão
São Paulo/SP – CEP 04753-900
Dúvidas e informações adicionais: compliance@csn.com.br

O Código de Ética das empresas do grupo, além de reunir os padrões de conduta pessoal e profissional esperados nas relações mantidas com colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, comunidades, concorrentes e com o meio ambiente, é também uma declaração da conduta corporativa e dos compromissos dos colaboradores. Confira aqui o Código de Ética.

A Política Anticorrupção da CSN trata das diretrizes e compromissos da Companhia no combate a todas as formas de fraude e corrupção, em conformidade com as leis anticorrupção. Confira aqui a Política Anticorrupção (NG1000.05).