• Governança

    Composição Acionária

    Grupo CSN: o Estatuto social define que o capital social pode ser aumentado até 2.400.000.000 de ações, por decisão do Conselho de Administração. Clique aqui e veja a composição acionária do Grupo CSN.

    Capital votante

    Nossas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (B3) e de Nova Iorque (NYSE). Além disso, integramos o índice britânico FTSE4Good Index Series, composto por empresas reconhecidamente comprometidas com questões ESG (Environmental, Social and Governance).

    CSN Mineração

    Nossas ações são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3). Clique aqui e saiba mais.

    Conselhos e Diretores

    O Conselho de Administração é composto por até onze membros, que se reúnem ordinariamente pelo menos uma vez a cada trimestre e, extraordinariamente, sempre que necessário. O mandato dos Conselheiros é de dois anos, com possibilidade de reeleição. Atualmente o Conselho de Administração é composto por cinco membros. Uma vaga no Conselho de Administração é reservada ao representante dos empregados da Companhia, nos termos do Estatuto Social. Clique aqui para conhecer sua constituição. 

    O Conselho de Administração deve, entre outras atribuições, definir e acompanhar as políticas e estratégias da Companhia, acompanhar os atos da Diretoria Executiva e decidir sobre assuntos relevantes envolvendo os negócios e operações da CSN. É responsável pela eleição e destituição dos membros da Diretoria Executiva, podendo também, se necessário, criar comitês especiais para seu assessoramento. 

    Para conhecer suas demais responsabilidades, além das atribuições que lhe são confiadas por lei, confira o Estatuto Social da CSN. 

    Conselho de Administração

    O Conselho de Administração é composto por até onze membros, que se reúnem ordinariamente nas datas previstas no calendário anual. Clique aqui e conheça os membros.

    Conselho de Administração - CMIN

    O Conselho de Administração é composto por até onze membros, que se reúnem ordinariamente nas datas previstas no calendário anual. Clique aqui e conheça os membros.

    Conselho Fiscal

    O Conselho Fiscal da Companhia não é permanente, funcionando nos exercícios sociais em que se instalar, a pedido de acionistas e nos termos da legislação aplicável. Em relação à sua estrutura e ao seu funcionamento, o Estatuto Social determina que será composto por 03 membros efetivos e 03 suplentes, eleitos pela Assembleia Geral e com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação. O Conselho Fiscal é parte integrante do sistema de Governança Corporativa, tendo como principal função fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos membros do Conselho de Administração e Diretores, e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários. Clique aqui e conheça os membros

    Conheça o Regimento Interno do Conselho Fiscal da CSN

    Diretoria Executiva

    A Diretoria Executiva é composta de dois a nove Diretores Executivos, que se reúnem sempre que convocados pelo Diretor Presidente ou por dois Diretores Executivos, ficando a cargo de cada Diretor Executivo a condução das operações pertinentes à sua área de atuação. O mandato dos Diretores Executivos é de dois anos, permitida a reeleição. Atualmente composta por nove Diretores Executivos, sendo um deles o Diretor Presidente. A Diretoria Executiva, observadas as diretrizes e deliberações do Conselho de Administração e da Assembleia Geral, possui os poderes de administração e gestão dos negócios sociais da Companhia. Clique aqui e conheça os membros.

    Diretoria Executiva CMIN

    A gestão da CSN e a condução geral dos negócios são realizadas pela Diretoria Executiva, conforme as políticas e estratégias definidas pelo Conselho de Administração. A Diretoria Executiva se reúne sempre que convocada pelo Diretor-Presidente ou por dois Diretores Executivos, ficando a cargo de cada Diretor Executivo a condução das operações pertinentes à sua área de atuação. O mandato dos Diretores Executivos é de dois anos, permitida a reeleição. Clique aqui para conhecer os membros.

    Remuneração dos órgãos de governança

    A prática de remuneração que mantemos se alinha aos interesses de curto, médio e longo prazos, por meio do Ciclo de Gestão da Estratégia, no qual ocorre o desdobramento das metas estabelecidas por meio do planejamento estratégico e orçamentário, acompanhamento da performance e avaliação dos resultados, estabelecendo a remuneração por desempenho. A remuneração é definida com base em estudos de mercado, realizados entre dois e três anos, por consultorias especializadas em remuneração, e é aprovada pelo Presidente do Conselho de Administração.

    • Foco nos objetivos estratégicos, representando ações que tenham impacto significativo na melhoria contínua do desempenho da CSN.

    • Medição e avaliação dos objetivos de resultado previstos em nosso orçamento. A variação da remuneração deve refletir o alcance ou não desses objetivos.

    • Definição a partir do desdobramento de metas da CSN.

    • Descrição clara, fórmulas e fontes previamente definidas, sendo de fácil entendimento e aferição.

    • Comparação com as melhores práticas e uniformização da avaliação.

    Comitê de Auditoria do Grupo CSN

    O Comitê de Auditoria tem a função de assessorar o Conselho de Administração no monitoramento e controle da qualidade das Demonstrações Financeiras, nos controles internos, no gerenciamento de riscos e Compliance, bem como com relação aos resultados de auditorias internas e investigações, tendo como principais atribuições: rever as demonstrações financeiras e demais informações públicas sobre o desempenho operacional e a situação financeira das empresas do Grupo CSN, rever as declarações da administração constantes das informações trimestrais e anuais, solicitar informações à administração da CSN, à Diretoria de Riscos e Compliance e aos auditores externos sobre a situação da Companhia em relação à adequação e eficácia de seus controles internos. De acordo com padrões da Security Exchange Commission (SEC) para as Companhias listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), o Comitê de Auditoria da CSN é composto por três membros independentes, eleitos pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de dois anos, permitida a reeleição.

    Comitê de Auditoria da CSN Mineração

    Trata-se de um órgão de assessoramento ao Conselho de Administração e não estatutário, composto por, no mínimo, três membros, todos eleitos pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de dois anos. O Comitê de Auditoria deve assessorar o Conselho de Administração da Companhia no monitoramento e controle da qualidade das Demonstrações Financeiras, nos controles internos, no gerenciamento de riscos e Compliance, bem como com relação aos resultados de auditorias internas e investigações, tendo como principais atribuições: rever e avaliar as Demonstrações Financeiras e demais informações públicas sobre o desempenho operacional e a situação financeira da Companhia e revisar, considerar e recomendar ao Conselho de Administração a indicação, remuneração, contratação e destituição de auditor independente, para a realização da auditoria das Demonstrações Financeiras, avaliação dos controles internos, não podendo ser contratado como auditor externo quem tenha prestado serviços de auditoria interna para a Companhia há menos de três anos. Clique aqui e conheça os membros.

    Comitê de Ética do Grupo CSN

    Os participantes deste Comitê reportam análises, recomendações e decisões diretamente ao Comitê de Auditoria estatutário. O Comitê de Ética é parte integrante do Programa de Compliance da Companhia e é responsável pela revisão periódica dele, em conformidade com normas, leis, regulamentos, políticas e diretrizes estabelecidas, além da disseminação, treinamento, revisão e atualização do Código de Ética e aplicação de medidas corretivas às infrações identificadas. É composto por integrantes das áreas de Compliance, Jurídica, de Auditoria Interna e de Recursos Humanos, que podem convidar outras áreas para a participação, de acordo com a pauta de discussão.

     Comitê ESG

    O Grupo CSN desenvolveu uma estrutura de governança própria para os temas da agenda de sustentabilidade, o que garante a transversalidade das análises de riscos e oportunidades, a avaliação de impactos de acordo com as especificidades de cada segmento de atuação e a potencialização das sinergias existentes em seu modelo de negócio integrado. As diretrizes dessa atuação estão definidas na Política de Sustentabilidade, atualizada em 2023 e aprovada pelo Conselho de Administração.

    Esse modelo de gestão possibilita que o Conselho de Administração tenha subsídios claros para traçar as diretrizes estratégicas e para deliberar sobre temas econômicos, sociais e ambientais que tenham impacto sobre os negócios da Companhia. A tomada de decisão do órgão máximo de governança é assessorada pelo Comitê ESG, por meio de reuniões semestrais, com ATAs publicas e apresentadas à CVM que podem ser encontradas no site de Relações com Investidores da Companhia.

    O  Comitê  é composto por executivos e lideranças do Grupo CSN que realizam uma avaliação colegiada e multidisciplinar sobre o desenvolvimento da estratégia ESG, bem como dos riscos e oportunidades associados aos temas materiais.

    Esse trabalho contínuo é organizado em oito grupos temáticos, dos quais participam os Embaixadores ESG – colaboradores com conhecimento técnico sobre os temas relacionados e as operações do Grupo CSN. (1) Grupo de Mudança do Clima & Ar, (2) Grupo de Pessoas, (3) Grupo de Água e Efluentes, (4) Grupo de Economia Circular, (5) Grupo de Saúde e Segurança do Trabalho, (6) Grupo de Compliance, Governança e Cadeia de Valor, (7) Grupo de Territórios e (8) Grupo de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Mensalmente, de acordo com um calendário pré-definido, ocorrem reuniões entre os membros do comitê e os embaixadores de cada grupo. O objetivo é promover maior engajamento em torno de cada temática, discutindo os principais riscos, desafios e oportunidades, com foco no desenvolvimento de projetos estratégicos. Em 2023, o comitê ESG registrou uma taxa de participação de 66% dos membros nas reuniões mensais.

    Saiba mais sobre a atuação do Comitê ESG no nosso Relato Integrado anual 

    Comitê de Crise

    Tem o objetivo de minimizar os efeitos de uma crise ou adotar medidas preventivas para eventos que podem desencadear numa crise com impactos nos colaboradores, operações, transações, resultados financeiros e na reputação da empresa.

    Comitê de Barragens

    É formado por membros dedicados a garantir a implementação das melhores práticas do mundo na gestão das barragens ainda existentes. O comitê busca assegurar a melhor governança e a redundância nas análises de todos os aspectos relacionados a gestão de barragens. Esse comitê inclui representantes das áreas técnicas de engenharia, geologia, projetos e também representantes das áreas jurídicas, sustentabilidade e a Diretoria Executiva da Companhia. São discutidos itens que dizem respeito a barragens e pilhas sob os aspectos técnicos, jurídicos e socioambientais, tais como: monitoramento das barragens e pilhas de rejeitos; análise dos resultados e tratamento de dados; gestão e operação; discussão e monitoramento e execução do Plano de Emergência (PAEBM)

    Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho

    Este Comitê está comprometido em assegurar a saúde e segurança dos colaboradores e promover o comportamento seguro. São eles: Comitê Corporativo e Diretivo de Saúde e Segurança do Trabalho; Comitê Central de Segurança – Unidade de Negócios; Comitê de Liderança e Grupos de trabalho para as Normas Regulamentadoras – NRs (10, 12, 13, 20, 33 e 35).

    Comitê Interno de Gestão Ambiental: 

    Busca a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental, bem como detectar e prevenir possíveis impactos ambientais.

    Comitê de Investimento: 

    Órgão consultivo de apoio ao Diretor Presidente, que tem por objetivo analisar, validar e priorizar os projetos de investimentos do Grupo CSN.

    Comitê de Portfolio

    Trata-se de um comitê consultivo de apoio à CSN Inova Ventures, que tem por objetivo analisar, validar e priorizar os projetos de investimentos em venture capital do grupo.

    Comitê CSN Comunidades

    Criado em agosto de 2018, o Comitê CSN Comunidades tem como objetivo construir um canal permanente de relacionamento entre a CSN Mineração e a comunidade. Este fórum é utilizado para discutir e esclarecer os assuntos de interesse comum e proporcionar maior interação e transparência entre os processos da empresa e o cotidiano da cidade de Congonhas, composto por 23 membros dentre eles representantes das comunidades, ONGs, Sociedade Civil, poder público municipal, dentre outros membros de grande representatividade do Município de Congonhas e regiões próximas e pela CSN Mineração. As reuniões têm periodicidade bimestral.