• Economia Circular

A CSN busca constantemente inovações para enfrentar os desafios que impactam seus diversos setores de atuação. Entre estes movimentos, destaca-se a busca pelo fortalecimento da Economia Circular. Ela se apresenta como a alternativa para mudar a própria lógica da organização produtiva, em direção à reutilização e à revalorização dos materiais em que se apoia a oferta de bens e serviços.

“Extrair, transformar, consumir e descartar”, tem sido até aqui o caminho percorrido pelos processos produtivos contemporâneos. A Economia Circular consiste em um ciclo de desenvolvimento que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos. Além de uma oportunidade de inovação, a ocasião proporcionará conhecimentos e promoverá as iniciativas da companhia para reduzir custos, ampliar a sustentabilidade e, com ela, novas oportunidades de mercado.

Modelo de Produção Baseado na Economia Circular

O Grupo CSN aplica o conceito da economia circular em todos os setores e negócios em que atua. Focada na geração de valor a partir do máximo aproveitamento dos recursos naturais, a companhia avalia soluções e implementa tecnologias para o reaproveitamento de materiais em seus próprios processos produtivos ou a reutilização em outras cadeias produtivas. Com um processo produtivo integrado e verticalizado na cadeia do aço, a CSN gera diferentes tipos de coprodutos que, em vez de serem destinados a aterros, são comercializados e reinseridos em diferentes tipos de indústrias – química fina, farmacêutica, agronegócio, entre outros setores. Integrando a responsabilidade ambiental à busca pela geração de valor em todos os seus negócios, a CSN criou a área de Vendas Especiais, que garante a destinação adequada para cada tipo de coproduto, com vendas no Brasil e no exterior. A unidade comercial é dividida em seis segmentos diferentes:

• Carboquímicos: Geração de produtos químicos como amônia, alcatrão, BTX e enxofre.
    • Coprodutos e resíduos: Carepa, borras de zinco e galvalume, óxidos e demais coprodutos gerados.
    • Alienados e inservíveis: Venda de materiais sem utilização, sucata de papel, motores, bombas, demais sucatas sem aplicação interna e materiais de almoxarifado obsoletos.
    • Ativos: Venda de ativos desmobilizados – caminhões, carros e equipamentos.
    • Aço de oportunidade: Venda via leilão de itens de oportunidade como bobinas, rolos, chapas e tubos.
    • Desenvolvimento de negócios: Fomenta novas oportunidades de valor aos coprodutos para todo o Grupo CSN e parcerias com universidades e empresas.

Através da área de vendas especiais, administramos e criamos valor para os coprodutos, contribuindo para a geração de caixa e para o desenvolvimento da economia circular, que proporciona ecoeficiência operacional, integra nossos segmentos de atuação e contribui para o desenvolvimento sustentável. Utilizamos materiais provenientes das nossas próprias operações para a produção de bens de consumo.

Administramos e criamos valor para os coprodutos, contribuindo para a geração de caixa e para o desenvolvimento da economia circular, que proporciona ecoeficiência operacional, integra nossos segmentos de atuação e contribui para o desenvolvimento sustentável. Utilizamos materiais provenientes das nossas próprias operações para a produção de bens de consumo.

Economia Circular

Em 2023, 2,37 milhões de toneladas de resíduos foram vendidos pela Gerência de Vendas Especiais (GVS), totalizando faturamento de R$ 203,6 milhões.

Plataforma Circula +

A plataforma Circula+ foi criada com o objetivo de otimizar a destinação de coprodutos e inservíveis, promovendo a economia circular em diferentes indústrias e cadeias produtivas. Primeiro spin-off do Grupo CSN, surgiu a partir da atuação da CSN Inova focada na criação de novos negócios e captura de oportunidades nos diferentes segmentos de negócios do Grupo CSN. Em 2023, o Circula+ consolidou-se, com R$ 4,5 milhões transacionados e dez clientes ativos no encerramento do período.