• Fornecedores

    Somos comprometidos em conduzir nossos negócios de maneira ética e transparente. Para isso, é fundamental garantir que nossos parceiros de negócios estejam em conformidade com as leis brasileiras e internacionais. Possuímos uma cadeia composta por mais de cinco mil fornecedores, que colaboram com diversos serviços, entre eles, matérias-primas, logística, manutenção, serviços administrativos, materiais, energia e investimentos em equipamentos e instalações.

    Prezamos pela Segurança dos trabalhadores externos que atuam nas nossas unidades, com isso o Manual de Saúde e Segurança do Trabalho para Fornecedor estipula para todos os fornecedores e subfornecedores da CSN o programa mínimo de segurança do trabalho e saúde, visando garantir que as atividades sejam realizadas dentro dos padrões CSN, das normas e dos requisitos legais aplicáveis, com o objetivo de prevenir acidentes e incidentes às todas as pessoas.

    514 análises


    de due diligence dos terceiros foram realizadas em 2020

    705 análises


    due diligence dos terceiros foram realizadas em 2021

    Os fornecedores são contratados com base em normas internas e nas legislações nacional e internacional referentes à prática de compras. O Programa de Compliance prevê avaliação da integridade (due diligence) dos terceiros e a aplicação de mecanismos para detectar possíveis conflitos de interesses, tarefas de responsabilidade da Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance. O processo de due diligence dos terceiros teve início em 2018, quando 400 análises foram realizadas, número que cresceu mais de 100% em 2020, com a avaliação de 943 fornecedores. Os contratos firmados estabelecem cláusulas para garantir o fiel e integral cumprimento de normas internas, entre elas da Lei Anticorrupção.

    Na fase de homologação dos fornecedores, a Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance faz uma avaliação rigorosa a partir dos respectivos CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). São avaliados tanto o CNPJ quanto o CPF dos respectivos sócios, a fim de identificar possível envolvimento em corrupção, fraudes, denúncias, crime ambiental, trabalho escravo e/ou infantil, histórico processual, listas restritivas nacionais e internacionais, tais como: OFAC (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros), União Europeia, IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e possíveis embargos.

    Em 2022, a CSN desenvolveu um questionário de Avaliação ESG para Fornecedores para uma lista específica de fornecedores mais relevantes para a companhia. Trata-se de uma avaliação que mede o risco destes fornecedores frente às temáticas ESG: gestão de saúde e segurança, engajamento com comunidades, diversidade e inclusão, canal de denúncia, código de ética, certificações, gestão de riscos climáticos, escassez hídrica, biodiversidade, entre outros.

    A partir de 2023, esses fornecedores passarão a responder este questionário periodicamente. O diagnóstico ajudará a CSN a avaliar e gerenciar potenciar riscos socioambientais e de imagem, assim como, influenciar sua cadeia de fornecedores na adoção das melhores práticas de mercado.

    • OFAC (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros)
    • União Europeia
    • IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)
    • Possíveis Embargos