• Diversidade & Inclusão

Acreditamos que a Diversidade e a Inclusão constituem um caminho promissor que contribui para a transformação da nossa sociedade e impulsiona os nossos negócios, as iniciativas e ações realizadas refletem na prática mecanismos que promovem a equidade e trazem resultados sustentáveis de representatividade e igualdade.

Atuamos com tolerância zero a qualquer tipo de prática de discriminação, conforme expresso em Código de Conduta. Entendemos que um ambiente inclusivo e diverso é importante para estimular a inovação e garantir a perenidade dos nossos negócios.

Em 2021, foi criada uma gerência de Diversidade Equidade e Inclusão na companhia, nessa temática atuamos com uma meta ousada de dobrar a força de trabalho feminina na CSN até 2025, saindo de 14% em 2020 para 28% de representatividade.

Para que o compromisso seja atingido, a gerência desenvolve ações e projetos de engajamento e capacitação, em todos os negócios, no âmbito do Programa de Diversidade, nesta linha, intensificamos o Programa Capacitar Mulheres na Siderurgia, em Volta Redonda, e na Mineração, em Congonhas. A iniciativa qualifica pessoas das comunidades próximas às unidades operacionais para o ingresso no mercado de trabalho nas áreas de mineração, siderurgia, cimento e logística.

O resultado da representatividade de Mulheres no Grupo CSN saiu de 14,5% em dezembro de 2020 para 22,5% em dezembro de 2023, um crescimento de 55% no período.

Em relação ao resultado de Representatividade da Pessoa com Deficiência, no ano de 2023 tivemos um crescimento de 14%, com relação ao ano de 2022, contando com práticas que visam a inclusão desses cidadãos, como o Capacitar Pessoa com Deficiência, lançado em 2021 com o objetivo de capacitação e contratação. Além disso, metas foram cascateadas a todos os negócios do grupo, direcionando todos a um caminho de maior inclusão e diversidade.

mulheres compõem o quadro de funcionários do Grupo CSN

de crescimento de gênero feminino no Grupo CSN em relação a 2020