O Grupo CSN segue rigorosamente a hierarquia da Política Nacional de Resíduos Sólidos, priorizando a reutilização, reciclagem, coprocessamento e destinação adequada dos resíduos, com controle rigoroso para resíduos perigosos. Cada unidade operacional adota procedimentos específicos para monitoramento, segregação e armazenamento corretos. A Companhia realiza auditorias ambientais periódicas para garantir a conformidade legal na destinação dos resíduos e mantém indicadores de desempenho, como taxas de reaproveitamento e destinação segura de resíduos perigosos
Gestão de Resíduos

Em 2024, 96% do total dos resíduos foram destinados a reaproveitamento reciclagem ou comercialização para utilização em outras cadeias produtivas (3,8 milhões de toneladas).
Soluções de inovação para disposição e utilização da escória de aciaria da siderurgia
O processo de beneficiamento da escória de aciaria consiste na recuperação magnética de metálicos, que retornam ao processo siderúrgico. O desafio consiste em estudar soluções disponíveis no mercado para a disposição e utilização da fração não metálica, conhecida como agregado siderúrgico. Atuamos nas seguintes frentes:
Seguimos em busca de novas formas de utilização, tais como:
Parte do material é armazenado temporariamente em um pátio externo à Usina Presidente Vargas, denominado Pátio de Beneficiamento de Escória. O produto é constituído basicamente por silicato de cálcio, magnésio e alumínio, presentes em agregados naturais. A CSN Inova segue buscando parcerias com instituições brasileiras e estrangeiras, que apresentem soluções novas e já existentes que possam oferecer uma destinação mais adequada e sustentável ao agregado siderúrgico.