• Governança

    Composição Acionária

    O capital social da CSN é totalmente subscrito e integralizado, sendo composto exclusivamente por ações ordinárias e escriturais, sem valor nominal. Cada ação ordinária concede ao seu titular o direito a um voto nas deliberações da Assembleia Geral, reforçando o compromisso da Companhia com uma governança transparente e participativa. Clique aqui e veja a composição acionária do Grupo CSN.

    Capital Votante

    Os negócios da CSN têm ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3: CSNA3) e na Bolsa de Nova York (NYSE: SID), destacando o Grupo nos mercados de capitais nacional e internacional. Para atender aos rigorosos padrões exigidos pelos órgãos reguladores do Brasil (CVM) e dos Estados Unidos (SEC), a Companhia implementa políticas e processos de governança corporativa alinhados às melhores práticas globais.

    CSN Mineração

    A CSN Mineração (CMIN), empresa de capital aberto listada no Nível 2 da B3, mantém uma estrutura própria de governança corporativa.  Clique aqui e saiba mais.

    Conselho de Administração

    O Conselho de Administração (CA) é órgão máximo de deliberação da Companhia, desempenhando um papel central na definição de diretrizes estratégicas. Entre suas principais responsabilidades estão o monitoramento dos atos da Diretoria Executiva e a tomada de decisões sobre questões relevantes relacionadas aos negócios. O CA também é responsável pela supervisão da identificação de impactos econômicos, ambientais e sociais da Companhia, bem como analisa a eficácia das ações relacionadas à gestão desses impactos. Também cabe ao CA eleger e destituir os membros da Diretoria Executiva, conforme necessário. Os conselheiros são eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, sendo a maioria indicada pelo acionista controlador, para mandatos de dois anos, com possibilidade de reeleição. Clique aqui para conhecer sua constituição.

    Conselho de Administração CMIN

    O Conselho de Administração é composto por até onze membros, que se reúnem ordinariamente nas datas previstas no calendário anual. Clique aqui e conheça os membros.

    Conselho Fiscal

    É instalado conforme a solicitação de acionistas durante a Assembleia Geral, nos termos da legislação vigente. Sua composição e funcionamento seguem as diretrizes do Estatuto Social da Companhia, que determina a formação por três membros efetivos e três suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato válido até a realização da próxima Assembleia Geral Ordinária. O Conselho Fiscal tem como principal responsabilidade fiscalizar os atos do Conselho de Administração e da Diretoria, garantindo o cumprimento de seus deveres legais e estatutários. Seus integrantes podem, individualmente, verificar e acompanhar a gestão da Companhia, contribuindo para a transparência e a integridade das operações.

    Conheça o Regimento Interno do Conselho Fiscal da CSN

    Diretoria Executiva

    O Grupo CSN e a CSN Mineração S.A possuem uma Diretoria Executiva que é responsável pela gestão e condução geral dos negócios da Companhia, atuando de acordo com as políticas e estratégias definidas pelo Conselho de Administração. A Diretoria se reúne sempre que convocada pelo diretor-presidente ou por quaisquer outros dois diretores, e cada diretor é responsável pela condução das operações relacionadas à sua área de atuação. O mandato dos diretores é de dois anos, com possibilidade de reeleição. Atualmente, a Diretoria Executiva é composta por nove membros, sendo um o diretor-presidente. A liderança dos negócios é conduzida por executivos com competências complementares, o que fortalece o desenvolvimento do planejamento estratégico e a identificação de oportunidades para o crescimento da Companhia.  Clique aqui para conhecer os membros.

     

    Remuneração dos órgãos de governança

    O desempenho dos diretores é regularmente avaliado com base no alcance de resultados financeiros e não financeiros do negócio, incluindo aspectos ESG. O alcance das metas influencia a remuneração variável oferecida aos executivos, promovendo uma cultura de resultados e responsabilidade. A Diretoria de Gente & Gestão monitora os resultados alcançados e oferece orientações sobre a continuidade ou promoção dos diretores em seus respectivos cargos.

    A prática de remuneração busca equilíbrio interno e competitividade externa, trazendo atratividade e motivação para alcançar as metas organizacionais.

    • Foco nos objetivos estratégicos, representando ações que tenham impacto significativo na melhoria contínua do desempenho da CSN.

    • Medição e avaliação dos objetivos de resultado previstos em nosso orçamento. A variação da remuneração deve refletir o alcance ou não desses objetivos.

    • Definição a partir do desdobramento de metas da CSN.

    • Descrição clara, fórmulas e fontes previamente definidas, sendo de fácil entendimento e aferição.

    • Comparação com as melhores práticas e uniformização da avaliação.

    Comitê de Auditoria do Grupo CSN

    De caráter estatutário, é composto exclusivamente por membros independentes do Conselho de Administração. Suas atribuições incluem o monitoramento e o controle de qualidade das demonstrações financeiras, a supervisão dos controles internos, do gerenciamento de riscos e do Programa de Compliance, além do acompanhamento de investigações e tratativas de denúncias realizadas por meio do Canal de Denúncias. Clique aqui e veja mais

    Comitê ESG

    Tem o objetivo de minimizar os efeitos de uma crise ou adotar medidas preventivas para eventos que podem desencadear numa crise com impactos nos colaboradores, operações, transações, resultados financeiros e na reputação da empresa.

     

    Comitê de Barragens

    É formado por membros dedicados a garantir a implementação das melhores práticas do mundo na gestão das barragens ainda existentes. O comitê busca assegurar a melhor governança e a redundância nas análises de todos os aspectos relacionados a gestão de barragens. Esse comitê inclui representantes das áreas técnicas de engenharia, geologia, projetos e representantes das áreas jurídicas, sustentabilidade e a Diretoria Executiva da Companhia. São discutidos itens que dizem respeito a barragens e pilhas sob os aspectos técnicos, jurídicos e socioambientais, tais como: monitoramento das barragens e pilhas de rejeitos; análise dos resultados e tratamento de dados; gestão e operação; discussão e monitoramento e execução do Plano de Emergência (PAEBM).

    Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho

    Este Comitê está comprometido em assegurar a saúde e segurança dos colaboradores e promover o comportamento seguro. São eles: Comitê Corporativo e Diretivo de Saúde e Segurança do Trabalho; Comitê Central de Segurança – Unidade de Negócios; Comitê de Liderança e Grupos de trabalho para as Normas Regulamentadoras – NRs (10, 12, 13, 20, 33 e 35).

    Comitê Interno de Gestão Ambiental

    Busca a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental, bem como detectar e prevenir possíveis impactos ambientais.

    Comitê de Investimento

    Órgão consultivo de apoio ao Diretor Presidente, que tem por objetivo analisar, validar e priorizar os projetos de investimentos do Grupo CSN.

    Comitê de Portfólio

    Trata-se de um comitê consultivo de apoio à CSN Inova Ventures, que tem por objetivo analisar, validar e priorizar os projetos de investimentos em venture capital do grupo.

    Comitês CSN Comunidades

    Os Comitês CSN Comunidades (Mineração e Cimentos) têm como objetivo construir um canal permanente de relacionamento entre as comunidades do entorno da CSN Mineração (na cidade de Congonhas/MG) e das operações da CSN Cimentos. Este fórum é utilizado para discutir e esclarecer os assuntos de interesse comum e proporcionar maior interação e transparência entre os processos da empresa e o cotidiano das cidades. Participam dos comitês representantes das comunidades, ONGs, Sociedade Civil, poder público municipal, dentre outros membros de grande representatividade da cidade e regiões próximas as operações.