CSN Inova
Criada em 2018, a CSN Inova é a plataforma de inovação, que tem como objetivo posicionar o Grupo CSN estrategicamente e ativamente no ecossistema de inovação. A CSN Inova é responsável por catalisar a transformação dos nossos negócios em direção a uma gestão ainda mais focada no ESG.
Com quatro pilares de atuação focados em resolver os desafios do Grupo CSN, a CSN Inova dispõe de ferramentas complementares para a execução de estratégias de inovação com impacto no curto, médio e longo prazo. Visando descarbonizar os processos produtivos da CSN e gerar mais eficiência em nossas operações, a CSN Inova prioriza projetos de desenvolvimento, parcerias e investimentos em tecnologias e soluções da indústria 4.0, novas rotas produtivas, transformação digital, ciência de dados, novos materiais e economia circular.
CSN Inova Open
A CSN Inova Open conduz um processo de inovação sistêmico e colaborativo, direcionado à solução de desafios estratégicos e que representem um alto impacto operacional, socioambiental e financeiro para a Companhia. A metodologia de gestão de inovação considera os elementos de inovação aberta e tem como base um diagnóstico aprofundado, que passa pelo mapeamento de processos de diversos segmentos, áreas e operações da Companhia, passando pela análise das dores e indicadores relacionados. A partir desses diagnósticos, são construídos e executados projetos-piloto para testar tecnologias e soluções aderentes aos desafios mapeados. Após a avaliação desses pilotos por meio de indicadores mensuráveis, as iniciativas são escaladas de forma organizada dentro dos negócios do Grupo CSN.
CSN Inova Ventures
A CSN Inova Ventures é o veículo corporativo de venture capital responsável por aproximar o Grupo a startups e soluções no Brasil e no exterior. O objetivo é capturar as melhores oportunidades de investimento em tecnologias disruptivas com alto potencial de crescimento e que permitam a transição de indústrias tradicionais para um futuro mais inteligente, conectado e sustentável.
A tese da CSN Inova Ventures foca em empresas nos estágios Seed, Series A e Series B, cuja solução esteja alinhada a uma das verticais de investimento, tendo também parte do seu capital comprometido para oportunidades adjacentes.
CSN Inova Bridge
Ainda em 2021, suportado por uma extensa pesquisa de modelos de governança em sustentabilidade e inovação realizada pela CSN Inova Bridge, foi constituído o Comitê ESG como órgão de assessoramento do Conselho de Administração na CSN. Formatado como um modelo de laboratório ágil de inovação socioambiental para gerir nossas principais oportunidades dos temas materiais mapeados pelo Grupo CSN, a CSN Inova Bridge tem como foco: (i) Mudança do Clima & Ar; (ii) Pessoas; (iii) Água & Efluentes; (iv) Economia Circular; (v) Saúde & Segurança do Trabalho; (vi) Cadeia de Valor, Governança & Compliance; (vii) Territórios; e (viii) Biodiversidade & Serviços Ecossistêmicos. Com 53 Embaixadores ESG, representados por colaboradores de diversas áreas do Grupo CSN.
CSN Inova Tech
Por fim, o ano de 2021 também foi marcado pela criação da CSN Inova Tech, área que lidera a frente desenvolvimento de novos produtos e rotas tecnológicas da CSN, através de radares de tendências, relacionamento com Centros de Pesquisas e colaboração para o avanço da Jornada de Descarbonização.
Com um trabalho em conjunto com o Grupo de Mudanças Climáticas (‘GMC’), equipe multidisciplinar e vinculada ao Comitê ESG, a área vem mapeando parceiros estratégicos como players relevantes no setor, além de universidades e centros tecnológicos de ponta com o objetivo de firmar relacionamentos de longo prazo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas associados à descarbonização do grupo.
Em 2023, houve avanços significativos nos projetos para utilização de hidrogênio verde na Siderurgia, desenvolvimento de novas rotas tecnológicas para o processamento de escória de aciaria, avaliação de tecnologias para produção de pelotas e briquetes aglomerados a frio, isto é, sem o consumo de combustíveis fósseis e o mapeando de tecnologias de captura de carbono. Outro destaque do ano foi a criação do Hub de Hidrogênio Verde o qual reúne uma equipe de especialistas para desenvolver projetos relacionados à geração e aplicação do hidrogênio verde nos processos industriais do grupo CSN. Além disso, o Hub enfrenta desafios significativos, desde a verticalização dos gases industriais, como H2, O2 e N2, até a pesquisa e desenvolvimento de combustíveis renováveis do futuro.
Para os desafios em que as tecnologias estão com níveis de maturidade inferior e demandam P&D, a CSN Inova Tech aproxima os negócios de universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior fomentando a criação de projetos para desenvolvimento de tecnologias.