• Centro de Pesquisa

    O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da CSN, que esse ano completa 70 anos, é localizado em Volta Redonda e atua a Gerência Geral de Desenvolvimento de Produtos, que tem como principal missão o desenvolvimento de novos produtos para aumento da competitividade da empresa. Para tanto, a área visa o enobrecimento do mix e a expansão do portfólio, visando ganho de market-share nos diversos segmentos de mercado, além de contribuir com a implantação de novas tecnologias no processo de produção. A estrutura laboratorial do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento é composta por 15 laboratórios que realizam análises relacionadas às características físicas, químicas, mecânicas e metalográficas dos aços CSN e outras ligas, com equipamentos de ponta como microscopia ótica e eletrônica de varredura (MEV).

    20

    novos tipos de aço desenvolvidos

    95

    novos tipos de aço em desenvolvidos

    +4.000

    horas de pesquisa

    +R$25 MM

    de investimentos

    A estrutura laboratorial do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento é composta por 15 laboratórios que realizam análises relacionadas às características físicas, químicas, mecânicas e metalográficas dos aços CSN e outras ligas, com equipamentos de ponta como microscopia ótica e eletrônica de varredura (MEV). A Companhia também dispõe de um laboratório de Meio Ambiente para monitoramento ambiental credenciado pelo órgão responsável – INEA. O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento também contém laboratórios de simulação física e computacional, com equipamentos de última geração como a GLEEBLE 3500 que, dentre outros módulos, dispõe de “Large Sample Annealing” (primeiro da América Latina), o qual permite simulações de processos termomecânicos para otimização dos processos industriais. inda, o laboratório de simulação computacional da CSN conta com diversos softwares, como o de simulação de conformação e estampagem, que permite avaliar de forma antecipada o desempenho do produto CSN em suas diversas aplicações para seus clientes.

    Destacam-se, no ano de 2021, alguns projetos:

    Em 2021, foram mais de 50 sessões de diagnóstico conduzidas, nos segmentos de Siderurgia, Mineração, Logística e Cimentos, com o envolvimento de mais de 20 áreas diferentes, que resultaram em inúmeros desafios abertos ao longo do ano. Dessa forma, para esses desafios, a CSN Inova Open mapeou seus processos e indicadores, além de mensurar seus potenciais econômicos e estratégicos de forma a identificar soluções tecnológicas assertivas para testes em prova de conceito e projetos piloto seguidos de implementação em escala, quando aplicável.

    Mercado automotivo e de autopeças

    Para o mercado automotivo e de autopeças estão sendo desenvolvidos produtos de alta resistência para atender às necessidades de aplicação estrutural em veículos das principais montadoras do Brasil. A CSN tem trabalhado no desenvolvimento dos aços avançados (AHSS – Advanced High Strength Steels), nas categorias Dual Phase (bi-fásicos), aços para estampagem à quente (Press Hardening Steel – PHS) ou “Hot Forming”.

    Segmento de aços planos laminados a quente

    No segmento de aços planos laminados a quente, tem-se como exemplos o desenvolvimento de família de aço de alta resistência mecânica para aplicação em estruturas para painéis fotovoltaicos e desenvolvimento de aço de alta resistência para redução de peso de rodas de caminhão.

    Segmento de aços planos laminados a frio

    No segmento de aços planos laminados a frio, pode-se destacar o aumento da oferta de produtos extrafinos com características de superfície brilhante. Vale ainda mencionar os projetos de desenvolvimento de aços de alta resistência para o segmento da construção civil.

    Segmento de aços pré-pintados

    No segmento de aços pré-pintados, tem havido aumento na diversificação de aplicações. A utilização do aço pré-pintado tem permitido à CSN proporcionar uma otimização na cadeia de utilização do aço, reduzindo etapas de fabricação em seus clientes com consequente redução de impactos ambientais.

    Investimento contínuo

    Estrutura laboratorial

    17 laboratórios, incluindo Laboratório de Meio Ambiente certificado pelo INEA

    Forno à vácuo e Gleeble

    Simulador termomecânico de processos siderúrgicos (mais completo da América Latina) e, forno de fusão capaz de produzir ligas especiais

    Realidade aumentada

    Estrutura avançada para uso de simulação numérica em otimização de processos, desenvolvimento e aplicação de produtos

    Outras iniciativas

    Atuação em conjunto com o ITA no programa rota 2030 para aumento de competitividade do setor automotivo.

    • Criação da célula de competência de Grafeno
    • Comissionamento de planta piloto para produção de blocos ecológicos a partir de resíduos