• Águas & Efluentes

    O consumo de água é um fator prioritário para a gestão ambiental de todos os negócios do Grupo CSN. Os recursos hídricos são essenciais para as operações de siderurgia, mineração, cimento e produção de energia. Por isso, o foco da Companhia é incrementar as ações e projetos voltados para o aumento da recirculação e reaproveitamento de água em todos os seus negócios, reduzindo a demanda por novas captações.

    O controle do consumo de água ocorre por meio dos balanços hídricos das unidades operacionais realizados em consonância com a ISO 14.046, que orienta sobre a realização da pegada hídrica, estudo que já foi realizado  nas unidades de Arcos, Casa de pedra e UPV.

    Atuamos também alinhados a Política de Recursos Hídricos da Companhia, que abrange os negócios de Siderurgia, Mineração, Cimentos, Logística e Energia visando a promoção e o fortalecimento das melhores práticas para o uso racional dos recursos inerentes e associados as temáticas, em conformidade ao preconizado pela Política de Sustentabilidade da Companhia.

    No segmento siderúrgico, a Usina Presidente Vargas (UPV) capta água do rio Paraíba do Sul e investe na recirculação, alcançando 94% de reutilização. A UPV monitora em tempo real a captação e o descarte, além de reduzir voluntariamente em 30% sua outorga de água, beneficiando comunidades locais.

    Na mineração, os complexos Casa de Pedra e Pires contam com 47 sistemas de controle e 28 pontos de monitoramento. A CSN busca manter a intensidade hídrica abaixo de 0,45 m³ por tonelada de minério e já atingiu 92% de recirculação de água em Casa de Pedra, principalmente com a reutilização da água dos rejeitos filtrados para empilhamento a seco. Melhorias operacionais também otimizaram a gestão hídrica do local.

    Já no segmento de cimentos, a CSN investe na redução do consumo e no reaproveitamento da água, alinhada à Política de Sustentabilidade e ao Sistema de Gestão Ambiental, garantindo a minimização dos impactos e a eficiência no uso dos recursos hídricos.

    Icon Redução no consumo de água no Grupo CSN Em 2024, redução de 5% no consumo de água em relação a 2023.
    Icon Reuso e reutilização de água 94% de reuso e reutilização de água na UPV e 92% na CSN Mineração, no ano de 2024.
    Icon Redução na intensidade de captação de água Em 2024, redução de 23% na intensidade de captação de água por tonelada de minério de ferro, em relação a 2023.
    Graph

    Participação em comitês de bacia

    O Grupo CSN também aprimora sua gestão dos recursos hídricos por meio da participação em comitês e fóruns dedicados à avaliação do uso compartilhado da água. Nessas instâncias, em parceria com representantes da sociedade civil, a Companhia busca identificar oportunidades de contribuir para a melhoria da avaliação dos impactos e oportunidades e de aprimorar sua performance.

    Em Minas Gerais, integramos o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba e da CTIOAR (Câmara Técnica de Integração de Procedimentos, Ações de Outorga e Ações Reguladoras), possibilitando o diálogo aberto com membros da sociedade civil e poder público, com o objetivo de apoiar a gestão das águas do rio Paraopeba e de seus afluentes. Além dessa, outras oito operações de maior impacto e representatividade hídrica do Grupo CSN, participam de comitês de bacias hidrográficas.