• Economia Circular

    O Grupo CSN é referência na promoção da economia circular, integrando mineração, siderurgia e cimentos para reutilizar coprodutos em suas cadeias produtivas. A autogeração de energia renovável e a logística eficiente reforçam essa sustentabilidade.

    No setor siderúrgico, a escória de alto-forno é reaproveitada pela CSN Cimentos na fabricação de cimento, e o agregado siderúrgico tem diversas aplicações, como pavimentação, correção agrícola e obras civis. Desde 2023, resíduos não perigosos também são usados para recuperar áreas degradadas em Pinheiral (RJ). A reutilização de sucatas metálicas contribui para a circularidade do aço.

    O Grupo Temático de Economia Circular do Comitê ESG impulsiona soluções inovadoras, enquanto a Gerência de Vendas Especiais atua na comercialização de coprodutos, gerando R$ 324,7 milhões em receita líquida em 2024. Como resultado, 96% dos resíduos do Grupo foram destinados a tratamentos sustentáveis.

    Economia Circular

    Em 2024, a Gerência de Vendas Especiais (GVS) desempenhou um papel fundamental na redução do envio de resíduos para aterros e no reaproveitamento desses materiais, o que resultou uma receita líquida de R$ 324,7.

    Revalora

    A Revalora é a plataforma da CSN Cimentos que transforma resíduos industriais e urbanos em combustíveis alternativos, promovendo economia circular e redução de emissões de CO₂. Em 2024, a empresa atingiu 100% de coprocessamento em suas plantas integradas, ampliando o uso sustentável de resíduos.

    Plataforma Circula +

    A plataforma Circula+, criada pela CSN Inova em 2022, conecta vendedores e compradores de coprodutos via marketplace digital e oferece consultoria para otimizar a gestão de resíduos. Em 2024, a plataforma ampliou sua atuação com soluções personalizadas para redução de desperdícios e conformidade ambiental.