Saúde e Segurança
Para todos os negócios da Companhia, saúde e segurança no trabalho é um tema prioritário, tratado como prioridade principal frente a prazos, custos e qualidade da produção. As principais diretrizes em relação ao tema estão dispostas na Política de Sustentabilidade e no Manual de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e Manual de Saúde e Segurança de Trabalho para Fornecedores, os quais reforçam o papel das lideranças na gestão dos aspectos de saúde e segurança e estabelecem os mecanismos para acompanhamento do desempenho e dos planos de ação pela Diretoria, Comitê ESG e pelo Conselho de Administração.
A Diretoria de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho foi criada em 2020 com escopo e metas independentes. Os planos de ação e medidas para garantir a segurança, assim como os indicadores de desempenho, são monitorados por meio do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde (SGSS), aplicável a todas as unidades do Grupo CSN e que abrange 100% dos colaboradores e fornecedores. Os elementos estratégicos e ferramentas do SGSS proporcionam a estruturação de programas focados na prevenção de acidentes, mitigação de riscos e capacitação das lideranças e dos colaboradores.
Em 2023, o Grupo CSN registrou a menor taxa de frequência dos últimos dez anos. A meta, até 2030, é reduzir em 30% o indicador na comparação com o ano-base 2020, chegando a uma taxa de acidentes com e sem afastamento de funcionários próprios e terceiros por milhão de HHT de 1,72. Em 2023, a taxa foi de 1,79, um decréscimo de cerca 27,4% em relação a 2020.
Gestão
Complementarmente, através de nossa Política Corporativa de Saúde e Segurança, definimos o Manual de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e o Manual de Saúde de Segurança para Terceiros, baseado em boas práticas de mercado, normas regulamentadoras e em recomendações brasileiras e internacionais. No Manual, constam diretrizes para guiar as ações de todos os colaboradores próprios e de empresas contratadas quanto ao comportamento seguro, proativo, cumprimento legal, mitigação e controle dos perigos e riscos, além da prevenção de lesões e doenças ocupacionais através dos dez elementos que visam definir responsabilidades e as necessidades de ferramentas especificas de prevenção. No Sistema de Gestão de Segurança e Saúde da CSN, adotamos dois princípios fundamentais: – Garantir que a segurança de nossos colaboradores e da comunidade seja considerada como aspecto de maior relevância no desenvolvimento das atividades de nossos processos; – Minimizar a exposição e preservar a integridade física e a saúde dos colaboradores e contratados, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Esses princípios estão alicerçados em 10 elementos:
Pilares de SST
Saúde e segurança do trabalhoCom a missão de unificar as políticas e práticas de áreas especialmente importantes e sinérgicas, a Diretoria de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança lança sua nova Política Integrada de Sustentabilidade e HSE (Health, Safety and Environment) assinada pelo Diretor Presidente da Companhia.
A nossa Política e o Sistema de Gestão Ambiental reforçam o comprometimento com a geração de valor para os stakeholders e está alinhada com diretrizes regulatórias e de melhores práticas globais, promovendo o desdobramento dessas diretrizes em todas as operações, detalhando responsabilidades e procedimentos a serem seguidos. Norteadas por nossa Política, as unidades operacionais possuem áreas responsáveis pela Gestão de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, que dão suporte aos processos, com a missão de fornecer soluções ambientais inovadoras e direcionadas, de acordo com o contexto de cada unidade operacional.
Com a missão de unificar as políticas e práticas de áreas especialmente importantes e sinérgicas, a Diretoria de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança lança sua nova Política Integrada de Sustentabilidade e HSE (Health, Safety and Environment) assinada pelo Diretor Presidente da Companhia.
A nossa Política e o Sistema de Gestão Ambiental reforçam o comprometimento com a geração de valor para os stakeholders e está alinhada com diretrizes regulatórias e de melhores práticas globais, promovendo o desdobramento dessas diretrizes em todas as operações, detalhando responsabilidades e procedimentos a serem seguidos. Norteadas por nossa Política, as unidades operacionais possuem áreas responsáveis pela Gestão de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, que dão suporte aos processos, com a missão de fornecer soluções ambientais inovadoras e direcionadas, de acordo com o contexto de cada unidade operacional.
Os profissionais de SSMA da CSN apoiam seus líderes, principalmente nos aspectos técnicos, jurídicos, comportamentais e sistêmicos, para que todos possam exercer com excelência suas responsabilidades de SSMA. Um processo contínuo de monitoramento dos requisitos legais e procedimentos internos é realizado para garantir o conhecimento antecipado dos requisitos e manter padrões e procedimentos adequados.
Os procedimentos de SST são elaborados e disponibilizados para servir de referência para a condução de projetos e realização de atividades rotineiras ou não rotineiras. Os procedimentos e padrões são controlados de forma a serem mantidos atualizados, disponíveis e acessíveis.
Os “feedbacks” corretos e o exemplo dos líderes apoiam o desenvolvimento de comportamentos adequados. Diálogos comportamentais são realizados entre executantes do trabalho e observadores comportamentais (sendo os líderes os principais observadores comportamentais). Os diálogos comportamentais são conduzidos por colaboradores habilitados nas técnicas de identificação de desvios e na abordagem de pessoas.
As questões de SMS são sempre consideradas no relacionamento com todos os fornecedores. Cada serviço é adquirido de acordo com uma especificação previamente definida. As especificações estabelecem os requisitos de SST e antes de contratar qualquer fornecedor, assegura-se que ele esteja apto a fornecer.
Os colaboradores (próprios e terceiros) são o único elo capaz de manter a CSN no caminho da excelência. Por isso, o cuidado com a gestão de suas competências e habilidades é fundamental. O líder garante que sua equipe esteja preparada para exercer suas responsabilidades de forma segura, limpa e saudável. Todas as atividades que focam no desenvolvimento de competências e habilidades têm sua eficácia avaliada. Além da qualificação, são apresentados os equipamentos e instalações que terão contato no dia a dia de trabalho.
Desempenho
A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são realizadas utilizando metodologias qualitativas e/ou quantitativas apropriadas a cada situação. A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são consideradas em todo o ciclo de vida dos empreendimentos, desde sua concepção básica até a sua eventual desativação, passando pelo projeto, construção, operação e melhoria. A identificação e a análise de riscos e impactos em SST são utilizadas para direcionar o gerenciamento de todas as atividades, rotineiras ou não rotineiras, e processos de forma a prevenir a ocorrência de perdas potenciais ou reais.
Para as questões relacionadas com saúde e segurança no trabalho, 100% dos nossos colaboradores, próprios e terceiros, estão cobertos por comitês formais de saúde e segurança. Os comitês que tratam do assunto, em nível operacional, gerencial e liderança, são os seguintes:
- Comitê Central de Segurança – Unidade de Negócios;
- Comitê Corporativo e Diretivo de Saúde e Segurança do Trabalho;
- Comitê de Liderança;
- Comitê de Contratos;
- Grupos de trabalho para NRs (10, 12, 13, 20, 33 e 35).
Na CSN realizamos exames ocupacionais, além de atendimentos assistenciais, que não apenas serviram para proteger a saúde dos colaboradores, como também para auxiliar no acompanhamento demográfico da nossa população, permitindo que, a partir dos resultados obtidos nessas avaliações médicas, pudéssemos manter em vigor programas de prevenção e promoção de saúde já existentes, tais como o PPAE (Programa de Prevenção ao Abuso de Álcool e uso de Entorpecentes), programas de ergonomia, apoio social, fisioterapia ocupacional, além da elaboração e implantação do Programa Viva Mais, de qualidade de vida e promoção de saúde.
Além disso, contamos com um programa de saúde mental estruturado nas principais unidades do Grupo, que, a partir de um processo de avaliação e diagnóstico realizado principalmente por meio de exames periódicos (ASO), mapeia os riscos ocupacionais relacionados ao tema. Com base nessas informações, são elaborados planos de ação para mitigar esses riscos, promover o bem-estar emocional e aumentar a conscientização dos colaboradores sobre a importância da saúde mental. Esses planos incluem treinamentos e palestras sobre gestão do estresse, resiliência e práticas de mindfulness. Além disso, quando é identificado a necessidade, colaboradores são encaminhados para um tratamento psicológico e recebem acompanhamento contínuo para monitorar sua evolução.
- Programa de Conservação Auditiva;
- Programa de Proteção Respiratória;
- Programa de Ergonomia;
- Programa Despertar;
- Programa de Prevenção do Abuso do Álcool e Uso de Entorpecentes (PPAE).