Cimentos

3 of 4

4 of 4

Capital Manufaturado Mapa de atuação

Clique nos ícones do mapa para ver nossas operações.

Notas: 1. Nenhuma operação da CSN está localizada em áreas de terras indígenas delimitadas.

cimentos-icone CIMENTOS Participação
CSN Cimentos | RJ 100%
CSN Arcos - Cimentos | MG 100%
Centros de distribuição RJ | MG | SP | MS 100%

Processo produtivo

A CSN iniciou a produção de cimento em 2009 e hoje está entre as líderes de vendas no Estado do Rio de Janeiro. Em 2015, a nova fábrica de cimentos localizada em Arcos (MG) começou a operar, elevando a capacidade instalada da companhia para 4,3 milhões de toneladas.

A combinação da escória de alto forno, resultante do processo siderúrgico na Usina Presidente Vargas, e do clínquer, produzido junto à mina de calcário em Arcos, transformaram a CSN em um dos mais competitivos players de cimento do país. A sinergia entre os negócios e a logística integrada das fábricas e dos centros de distribuição estrategicamente localizados permitem oferecer um atendimento diferenciado ao mercado consumidor.

Novos projetos em outras regiões do país deverão proporcionar aumento de capacidade e ampliação do portfólio atual de cimentos (CPII E 32, CPII F-32, CPIII 40 RS, CPII E-40 e granel: CPII-E-40 e CPIII-40 RS).

Meio Ambiente

Biodiversidade Cimentos

A CSN Arcos (MG) tem uma área total de pouco mais de 609 hectares. Desse montante, 272 hectares são áreas protegidas – categoria V do IUCN (International Union for Conservation of Nature) –, compostas por reserva legal, APP e RPPN. O entorno das operações da CSN no local apresenta uma conectividade entre três unidades de conservação, as RPPNs da CSN, a EECO (Estação Ecológica de Corumbá) e a RPPN Lafarge, possibilitando a formação de um corredor ecológico em uma zona de transição de Mata Atlântica e de Cerrado.

272 hectares

são áreas protegidas compostas por reserva legal, APP e RPPN

Emissões:

Para mais informações sobre o Cement Technology Roadmap acesse o link.

Mudanças Climáticas

Saúde e Segurança

Taxa de frequência (CAF + SAF) – Cimentos

Acessibilidade e inclusão de colaboradores com deficiência

Mantemos parceria com instituições de Arcos e região, como INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Asasf (Associação de Surdos e Mudos do Alto São Francisco), no sentindo de encaminhar currículos, participar de encontros, reuniões e vistas nas instituições e receber representantes das associações em nossa unidade.