Fornecedores

Somos comprometidos em conduzir nossos negócios de maneira ética e transparente. Para isso, é fundamental garantir que nossos parceiros de negócios estejam em conformidade com as leis brasileiras e internacionais. Possuímos uma cadeia de fornecedores que colaboram com diversos serviços, entre eles, matérias-primas, logística, manutenção, serviços administrativos, materiais, energia e investimentos em equipamentos e instalações.
Prezamos pela Segurança dos trabalhadores externos que atuam nas nossas unidades, com isso o Manual de Saúde e Segurança do Trabalho para Fornecedor estipula para todos os fornecedores e subfornecedores da CSN o programa mínimo de segurança do trabalho e saúde, visando garantir que as atividades sejam realizadas dentro dos padrões CSN, das normas e dos requisitos legais aplicáveis, com o objetivo de prevenir acidentes e incidentes às todas as pessoas.
3.394 análises
de due diligence dos terceiros foram realizadas em 2023
1.616 análises
due diligence dos terceiros foram realizadas em 2024
*Em 2023, o número de fornecedores avaliados foi significativamente maior em função da integração dos ativos que a CSN Cimentos adquiriu no ano anterior
Os fornecedores são contratados com base em normas internas e nas legislações nacional e internacional referentes à prática de compras. O Programa de Compliance prevê avaliação da integridade (due diligence) dos terceiros e a aplicação de mecanismos para detectar possíveis conflitos de interesses, tarefas de responsabilidade da Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance. ‘Os contratos firmados estabelecem cláusulas para garantir o fiel e integral cumprimento de normas internas, entre elas da Lei Anticorrupção.
Na fase de homologação dos fornecedores, a Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance faz uma avaliação rigorosa a partir dos respectivos CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). São avaliados tanto o CNPJ quanto o CPF dos respectivos sócios, a fim de identificar possível envolvimento em corrupção, fraudes, denúncias, crime ambiental, trabalho escravo e/ou infantil, histórico processual, listas restritivas nacionais e internacionais, tais como: OFAC (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros), União Europeia, IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e possíveis embargos.
Em 2022, a CSN desenvolveu um questionário de Avaliação ESG para Fornecedores para uma lista específica de fornecedores mais relevantes para a companhia. Trata-se de uma avaliação que mede o risco destes fornecedores frente às temáticas ESG: gestão de saúde e segurança, engajamento com comunidades, diversidade e inclusão, canal de denúncia, código de ética, certificações, gestão de riscos climáticos, escassez hídrica, biodiversidade, entre outros.
Desde 2023, os fornecedores respondem este questionário periodicamente. O diagnóstico ajudará a CSN a avaliar e gerenciar potenciar riscos socioambientais e de imagem, assim como, influenciar sua cadeia de fornecedores na adoção das melhores práticas de mercado.
- ç
- União Europeia
- IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)
- Possíveis Embargos