• Centro de Pesquisas e Inovação da CSN usa simulação numérica e realidade virtual para otimizar resultados

29 de dezembro de 2022

Nos últimos 5 anos, foram investidos cerca de R$ 20 milhões em novas tecnologias no Centro de Pesquisas e Inovação de Volta Redonda, o que elevou a inovação tecnológica de produtos e processos da empresa. O Laboratório de Simulação e Realidade Virtual, que foi instalado este ano, é um exemplo de iniciativas adotadas pela empresa para modernizar seu processo.

Com as novas ferramentas de simulações computacionais em ambiente virtual – tecnologia 3D aliada a diversos softwares de simulação numérica – o Laboratório permite uma experiência imersiva e contribui na prevenção dos riscos existentes nos processos, sejam nas aplicações dos produtos ou nas diferentes etapas de fabricação do aço.

Esses testes, que anteriormente eram realizados com experimentos em peças reais, agora podem ser simulados e apresentados em realidade 3D, o que possibilita diversas aplicações, traz agilidade na identificação de inconsistências, minimiza ou elimina perdas e desperdícios, e gera ganhos financeiros com maior eficiência no processo.

A redução de espessura das gôndolas de hipermercados foi um dos testes bem-sucedidos realizados no laboratório de realidade virtual da CSN. A capacidade de carregamentos, resistência, funcionalidade e segurança foram usadas durante as atividades.

O gerente de inovação e tecnologia da Companhia, Daniel Ximenes, comemorou os resultados e afirmou que sem o novo laboratório, não seria possível fazer essas simulações sem riscos e altos custos. “Esses macros mercados têm prateleiras de cinco/seis andares. Não são mais aquelas prateleiras da mercearia que você coloca cinco laranjas, dez maçãs. É uma estrutura gigante, nós fizemos aqui e foi possível entender o comportamento no supermercado. Como essa gôndola vai suportar a carga? Será que tem um coeficiente de segurança legal? Respondemos a todas essas questões sem a necessidade de construir uma gôndola física!”, disse Ximenes.

Centro de Pesquisas e Inovação

Há 80 anos, a CSN que é um marco na história do Brasil, possui um Centro de Pesquisas e Inovação totalmente nacional com o papel de dar sustentabilidade ao negócio, gerando novas soluções para os produtos e os diversos processos da sua cadeia produtiva. Nos últimos anos, esse centro desenvolveu em Volta Redonda dezenas de novos produtos no segmento de embalagens, automotivos e de aços pré-pintados. Ele possui uma estrutura

moderna e é referência no setor de siderurgia do País. Seus laboratórios são responsáveis por diversificar aplicações e tendências nas soluções em aço dos produtos oferecidos pela empresa, por meio de estudos e pesquisas realizados por uma equipe altamente capacitada.