• Conheça a história de Ana Paula, primeira mulher Coordenadora Operacional no Sepetiba TECON

    3 de julho de 2025

    Romper barreiras e abrir caminhos para outras mulheres foi o que moveu Ana Paula ao longo de sua trajetória no Grupo CSN. Desde 2003 na empresa, ela começou como Auxiliar Administrativo e, com determinação e competência, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Coordenadora Operacional — em um ambiente até então representado majoritariamente por homens.

    “Enfrentei resistência, medo e muitos desafios no início. Mas aos poucos conquistei reconhecimento e vi outras mulheres seguindo pelo mesmo caminho. Isso me enche de orgulho”

    Hoje, como Coordenadora de Contêineres no Sepetiba TECON, ela segue inspirando e formando novas líderes. Para ela, inclusão não é só um valor: é um propósito de vida. “Descobri que o meu papel é ajudar no desenvolvimento das pessoas. A inclusão transforma — e lugar de mulher é onde ela quiser estar.”

    Histórias como a de Ana Paula mostram que alcançar a meta de 28% de mulheres no Grupo CSN até o fim do ano é mais do que possível — é estratégico, necessário e sustentável. Quando uma mulher avança, todos avançam com ela.