CSN se torna a segunda maior cimenteira do Brasil
14 de setembro de 2022
Com a aquisição de 5 fábricas integradas e 5 moagens da LafargeHolcim Brasil, localizadas nas regiões Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), além de reservas de calcário de alta qualidade e unidades de concreto e agregados, o grupo CSN passa a ser, também, uma gigante no setor de Cimentos. Ao todo, a CSN Cimentos conta agora com 13 fábricas no país e uma capacidade de produção de 16,3 milhões de toneladas de cimento. Com essa aquisição, a CSN passa a ser a segunda maior produtora de cimentos do Brasil.
A expansão da CSN Cimentos está alinhada à estratégia do grupo CSN em meio ao aumento do consumo de cimento no Brasil, demonstrando a capacidade da empresa de assumir papel de destaque no setor. Sinergias operacionais, logísticas, de gestão e comerciais são algumas das vantagens.
Com um portfólio diverso, os produtos da Companhia podem ser utilizados em todas as etapas da construção. Desde lajes, vigas, pilares, chapiscos, revestimentos, pisos e contrapisos, calçadas, baldrames, fundações, entre outros.
O começo de uma história de sucesso
Uma história que começou há pouco mais de uma década, na busca pela diversificação dos seus negócios e uma maior otimização dos recursos internos, a CSN partiu do zero, no ano de 2019, na construção da planta de Volta Redonda e uma capacidade inicial de 2,3 mtpa. Em 2015, com o start-up da moagem de Arcos, atingiu a capacidade de 4,7 mtpa, ocupando a 6ª posição no ranking dos maiores produtores de cimento no Brasil. Em junho deste ano, adquiriu a fábrica da Elizabeth Cimentos na Paraíba, com 1,3 mtpa. Um marco importante que levou a presença da Companhia para além do Sudeste e foi o primeiro passo para a estratégia de diversificação geográfica e consolidação do setor.