Gente
Indicadores
Trabalhamos no reforço da essência: fazer bem, fazer mais e fazer para sempre, tornando-a viva em todos os projetos, programas e processos de gestão de pessoas. Investimos em desenvolvimento e qualificação profissional, de forma a contribuir para o crescimento dos colaboradores e da CSN. Para manter uma equipe de alta performance e qualificada, a cada ano, são aprimorados os programas para a captação, desenvolvimento e retenção de talentos em diferentes níveis, sempre mantendo-os em linha com as nossas diretrizes estratégicas.
Colaboradores por segmento
Divisão dos colaboradores por área | Siderurgia | Mineração | Logística | Cimento | Total |
---|---|---|---|---|---|
2024 | 15.518 | 8.341 | 2.102 | 3.635 | 29.695 |
2023 | 15.787 | 8.483 | 2.111 | 2.989 | 29.563 |
2022 | 15.383 | 8.143 | 1.949 | 1.291 | 26.766 |
Representatividade feminina no Grupo CSN
![]() |
2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Meta 2025 |
Total Grupo | 14% | 17% | 21% | 23% | 24% | 28% |
Representatividade de colaboradores por raça no Grupo CSN
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2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Parda | 38% | 39,2% | 39,3% | 39,9% |
Branca | 43% | 41,2% | 41% | 41% |
Preta | 15% | 15,1% | 15% | 15,2% |
Indígena | 0,3% | 0,3% | 0,3% | 0,3% |
Amarela | 1% | 1,4% | 1,4% | 1,3% |
Não Informada | 3% | 2,8% | 3% | 2,4% |
Modelo de gestão de Pessoas
O modelo de Gestão de Pessoas que mantemos é resultado da convicção de que o capital humano é nosso diferencial competitivo, e é a melhor garantia para nos destacarmos no mercado em que atuamos. Transformamos conhecimento em uma trajetória de sucesso, baseada na paixão, dedicação e competência que geram oportunidades, conquistas e reconhecimentos, guiados por nossa gestão integrada e eficiente, que se fundamenta em cinco pilares

Ciclo de Gente
Tem como objetivo analisar o desempenho individual, identificar os profissionais com alta entrega e promover o desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, é base para programas de bolsas de estudo, participação em recrutamento, mapeamento de talentos, Carreira e Sucessão e processos internos.
- Reconhecimento / Meritocracia;
- Feedback;
- Desenvolvimento;
- Pipeline de Talentos.
A Avaliação de Competência segue a metodologia abaixo:
A Avaliação de Competência da CSN fortalece a cultura de desenvolvimento contínuo, impactando diretamente no reconhecimento dos profissionais que destacaram no alcance de metas da Companhia. Por meio de critérios objetivos, o programa contribui para a definição de promoções, ajustes de cargos e outras formas de valorização.
Treinamento
Nosso modelo de desenvolvimento é voltado para iniciativas de aprendizagem e suporte, a fim de atingir metas e objetivos estratégicos. Realizamos programas que fortalecem nossa cultura e que alinham o modelo comportamental da liderança aos direcionamentos.
Número de horas de treinamento realizado



A CSN é considerada uma escola por muitos de seus colaboradores. O potencial da Companhia em criar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal é um fundamento visível em cada página daqueles que escrevem nossa história. Com essa motivação e, de modo a complementar essa jornada, a CSN incorporou em sua trajetória educacional a Universidade Corporativa, que teve início no mês de setembro de 2022, construindo soluções de educação inovadoras alinhadas as competências e cultura organizacionais.
A Universidade Corporativa da CSN surge para fortalecer princípios, promovendo um encontro entre o legado de sucesso e um processo de aprendizado contínuo e enriquecedor da Companhia. A plataforma online conta com diversos conteúdos e treinamentos, como, por exemplo, competências do futuro, inteligência emocional, entre outras capacitações que contribuirão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências fundamentais para a carreira de cada profissional.
Por meio da Universidade Corporativa, Grupo CSN, realizou 824,9 mil horas de treinamento em 2024