Um dos canais de relacionamento com as partes interessadas da empresa é a Linha Verde – canal eletrônico (telefone e e-mail) à disposição da sociedade para eventuais reclamações, dúvidas e sugestões de cunho ambiental relacionadas às atividades da empresa. Uma equipe especializada da CSN tem o compromisso de atender às demandas da comunidade em, no máximo, 15 dias úteis. O volume de chamadas é informado periodicamente à alta administração;
Comunidade
Diálogo de transparência
Comitê CSN e Comunidade
Criado em agosto de 2018, o Comitê CSN e Comunidade tem como objetivo construir um canal permanente de relacionamento entre a CSN Mineração e a comunidade. Esse fórum é realizado bimestralmente, sendo utilizado para discutir e esclarecer assuntos de interesse comum e proporcionar maior interação e transparência entre os processos da empresa e o dia a dia da cidade. O comitê é composto por 23 instituições de alta representatividade em Congonhas e CSN Mineração.
Casa de Apoio CSN
Localizada em Congonhas (MG) e inaugurada em 2016, a Casa de Apoio CSN Mineração foi criada para desenvolver o relacionamento da Mineração com a comunidade, com o objetivo de criar vínculos, diálogo e oportunidades. Desta forma, a Casa de Apoio é uma estratégia que entende que é importante estabelecer um canal adequado de informação para a população em geral, neste local o morador do Município pode tirar as suas dúvidas sobre a mineração, seus novos empreendimentos e suas projeções.
Família na Mina
A CSN Mineração realiza o Programa de Visitas “Família na Mina” na mina Casa de Pedra. A iniciativa permite que familiares de colaboradores e moradores das comunidades vizinhas às operações da CSN Mineração possam conhecer a mina, o processo produtivo, as barragens desativadas e o processo de empilhamento de rejeito, assim como o acompanhamento das ações de segurança praticadas diariamente.
TdM – Teoria da Mudança
Em um processo colaborativo entre CSN Inova, Fundação CSN e o ecossistema de impacto, ao longo dos anos de 2021 e 2023, construímos a nossa teoria da mudança em desenvolvimento territorial (TdM), e seu guia de implementação de inovação social que orientará o Grupo CSN no desenho dos projetos-piloto e potencial escala relacionados às iniciativas de investimento social privado nos territórios em que o Grupo CSN está presente. Utilizando as expertises da Fundação CSN e da CSN Inova, pretende-se promover a dinamização da economia local e a geração de renda para as comunidades vulneráveis desses territórios.
Durante sua construção, foram mais de 20 atores convocados para rodadas de escuta e entrevistas-diálogo, onde buscou-se entender os principais viabilizadores e inibidores de desenvolvimento territorial no Brasil e na América Latina. Por meio desse processo, o Grupo CSN desenhou uma tese de impacto em desenvolvimento que contém seus principais objetivos, territórios, ODS, premissas, indicadores de acompanhamento, e marco lógico de implementação. A Teoria da Mudança pode ser acessada aqui.
Direitos Humanos
Em 2022, o Grupo CSN, em conjunto com o Centro de Direitos Humanos e Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciou-se o processo de Due Diligence em Direitos Humanos (DDDH) no Município de Congonhas (MG), onde se localiza a CSN Mineração, seguindo o framework do United Nations Guiding Principles on Business and Human Rights. Estabelecido com base nos Princípios Orientadores da ONU, é a principal ferramenta para identificar riscos e impactos aos direitos humanos associados à atividade empresarial inclusive na cadeia de valor. O objetivo do projeto abrange um amplo diagnóstico dos impactos, riscos e oportunidades adversos aos direitos humanos no modelo de negócio da Companhia e as oportunidades para influenciar a tomada de decisão interna e os parceiros de negócio a partir desse diagnóstico.