• Diversidade, Equidade & Inclusão

    Na CSN, acreditamos que a força de uma empresa está na pluralidade de olhares, histórias e experiências. Nosso compromisso com Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) é parte central da nossa estratégia de sustentabilidade e da cultura organizacional, pautada pela valorização das pessoas e pela promoção de oportunidades reais para todos.

    Reconhecemos que a promoção da equidade de gênero no ambiente corporativo demanda ações intencionais e estruturadas, capazes de enfrentar desafios históricos que influenciam a participação e o desenvolvimento profissional das mulheres. Por isso, estabelecemos metas claras de representatividade feminina, entendendo que elas são instrumentos importantes para impulsionar a transformação cultural, mitigar desigualdades e construir um ambiente mais justo e inovador.

     

    Em 2024, alcançamos 25% de mulheres no quadro total de colaboradores – um avanço de 78,6% em relação a 2020. Na liderança, a presença feminina chegou a 15,5%, superando os 13% registrados em 2022. Para 2025, nossa meta é atingir 28%. Iniciativas como o Programa Capacitar Mulheres e o EMPODERA são pilares dessa transformação, pois complementam e impulsionam nossas metas de representatividade ao criarem condições concretas para que mais mulheres se desenvolvam, cresçam profissionalmente e ocupem posições de destaque.

     

    Como umas das fundadoras do MOVER – Movimento Pela Equidade Racial, a CSN tem investido fortemente na capacitação de talentos negros. Em 2024, 1700 bolsas de desenvolvimento, como de idiomas, liderança, MBA e cursos de curta duração, reforçando nosso compromisso com a equidade.

    Como umas das fundadoras do MOVER – Movimento Pela Equidade Racial, a CSN tem investido fortemente na capacitação de talentos negros. Em 2024, 1700 bolsas de desenvolvimento, como de idiomas, liderança, MBA e cursos de curta duração, reforçando nosso compromisso com a equidade.

    Por meio de parcerias como a firmada com a Somar Diversidade, a CSN Cimentos realizou um Censo de Inclusão com 80% de adesão, mapeando pessoas com deficiência (PcDs) e mobilidade reduzida. Nosso Programa Capacitar e o Programa Incluir também contemplam este público, promovendo a empregabilidade com dignidade e respeito.

     

    25%

    de mulheres no quadro de colaboradores do Grupo CSN em 2024

    26%

    de mulheres no quadro de colaboradores da CSN mineração em 2024 – meta atingida

    15,5%

    de mulheres ocupando cargos de liderança em 2024

    590

    colaboradores participaram do programa primeira liderança em 2024

    Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

    Grupo CSN– Compromisso com a equidade e a conformidade legal

    Atendendo ao disposto na Lei nº 14.611/2023, no Decreto nº 11.795/2023 e na Portaria MTE nº 3.714/2023, o Grupo CSN publica os Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, elaborados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

    Esclarece-se que tais relatórios foram elaborados pelo MTE, com base em dados extraídos do sistema e-Social, dados estes que são agrupados em grandes grupos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o que resulta no agrupamento de funções distintas — com diferentes atribuições, responsabilidades e níveis hierárquicos.

    A metodologia adotada pelo MTE não considera os critérios técnicos legais de equiparação salarial para elaboração dos relatórios em referência, além do fato de que os parâmetros utilizados na geração e comparação dos dados não são informados às empresas, o que limita a correlação direta entre os relatórios públicos e as práticas salariais internas.

    Portanto, os relatórios divulgados não refletem necessariamente a desigualdade salarial entre mulheres e homens na Companhia, nem indicam a existência de práticas discriminatórias. Os dados apresentados são estatísticos, agregados e anonimizados, respeitando integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei nº 13.709/2018).

    Compromisso contínuo com a equidade, a diversidade e a inclusão

    O Grupo CSN reforça que não admite distinções salariais ou qualquer tipo de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem, idade, deficiência, orientação sexual ou qualquer característica pessoal, e aproveita para informar que conta com um sistema robusto de compliance, que envolve governança ativa e canais de integridade para garantir que todas as suas práticas e políticas internas estejam em conformidade com os princípios éticos e legais, agindo de forma enérgica caso algum tipo de desvio desta natureza seja detectado.

    Ciente dos desafios estruturais do mercado de trabalho, o Grupo CSN possui uma área dedicada à Diversidade, Equidade e Inclusão, responsável por liderar ações afirmativas, programas de desenvolvimento de carreira e estratégias voltadas à promoção da equidade de oportunidades para todos os públicos.

    Como parte desse compromisso, a Companhia realiza ações permanentes de sensibilização e letramento com suas lideranças, incentivando práticas de gestão inclusiva e decisões conscientes, que fortaleçam um ambiente de trabalho respeitoso, diverso e seguro.

    O Grupo CSN também estabeleceu uma meta pública de dobrar o percentual de mulheres em seu quadro funcional no período de 2020 a 2025, reafirmando sua dedicação à equidade de gênero como um eixo estratégico de sustentabilidade.
    Para conhecer mais sobre nossos compromissos com a diversidade, metas sociais e práticas ESG, acesse nossos Relatos Integrados.

    O Grupo CSN segue firme em sua jornada de valorização das pessoas, conduzindo seus negócios com ética, responsabilidade social e excelência em governança corporativa.

    Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial – 1º Semestre 2024

    Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial

    Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial – 2º Semestre 2024

    Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial

    Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial – 1º Semestre 2025

    Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial

    Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial – 2º Semestre 2025