• Encontro do Comitê ESG do Grupo CSN reúne embaixadores do Ciclo 2023

17 de fevereiro de 2023

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, foi realizado em São Paulo o Encontro do Comitê ESG do Grupo CSN. O evento, que marca o fim do Ciclo 2022 e o início do Ciclo 2023, foi uma grande oportunidade de troca e integração entre os participantes – além de proporcionar uma imersão em temas estratégicos para a Companhia.

Para esse novo Ciclo foram nomeados os 51 embaixadores de ESG – em 2022, eram 26 pessoas. Os embaixadores são divididos em oito grupos, os quais são relacionados à Matriz de Materialidade do Grupo CSN, sendo eles: Mudança do Clima, Pessoas, Água e Efluentes, Economia Circular, Saúde e Segurança do Trabalho, Compliance & Governança e Cadeia de Valor, Territórios, Biodiversidade & Florestas.

O primeiro dia do evento contou com palestras sobre os três pilares do ESG, focando na estratégia e expectativas do Grupo CSN sobre cada temática. A abertura foi realizada por Helena Guerra, diretora de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo CSN. Em seguida, a pauta foi governança, com Marcelo Cunha Ribeiro, Diretor Executivo de Finanças. Para falar sobre o pilar de Social, tivemos a presença de Monica Fogazza, Presidente da Fundação CSN, e Alan Gianotti, gerente corporativo de Gente e Gestão.

O segundo dia do encontro foi focado na interação entre os embaixadores. Assim, os grupos apresentaram seus principais projetos dentro das temáticas e fizeram uma dinâmica para adiantar suas principais metas para o ano que se inicia.

Uma das metas comuns a todos os grupos de trabalho é intensificar e melhorar cada vez mais a comunicação sobre todo o trabalho relacionado às práticas ESG. Por isso, Luiz Paulo Barreto, diretor Jurídico e Institucional do Grupo, falou com os presentes sobre “A importância da Comunicação para o Embaixador ESG”.

O evento foi finalizado com uma palestra de Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável Consultoria, que falou sobre tendências macros do ESG em 2023.

“Para 2023, dobramos o número de embaixadores ESG. Esse time foi escolhido de forma estratégica, pois são profissionais que possuem afinidade e, mais do que isso, conhecimento sobre os temas relacionados à nossa Matriz de Materialidade. Não tenho dúvidas de que teremos avanços importantes neste novo ciclo”, explica Helena Guerra.