• Porto de Itaguaí conquista Prêmio por excelência em Gestão Ambiental, entregue pela ANTAQ

    21 de novembro de 2022

    O Porto de Itaguaí, sede dos nossos terminais Sepetiba Tecon e Tecar, foi o 1° colocado no Prêmio ANTAQ 2022 na categoria “Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental”. O prêmio, promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), visa reconhecer as empresas de navegação e instalações portuárias que promovem iniciativas socioambientais para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade e para o aumento da eficiência e sustentabilidade. Além disso, tem como objetivo estimular as ações relacionadas à operação e à gestão do setor e fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica.

    O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) foi implementado pela ANTAQ em 2012 e é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais e de boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações, sendo uma referência no setor aquaviário brasileiro. Entre os indicadores avaliados pelo IDA estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.

    Para a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), administradora do Porto de Itaguaí, a participação do Sepetiba Tecon e do Tecar no atendimento aos padrões estabelecidos como referência na área de sustentabilidade ambiental foi fundamental para a conquista desse prêmio.

    Sobre o Prêmio ANTAQ: Criado em 2016, o evento reforça o compromisso da Agência em valorizar o modo aquaviário e estimular a produção e disseminação de conhecimento em prol do desenvolvimento de um dos segmentos de maior importância para o crescimento econômico do país e do setor aquaviário brasileiro.
    É importante destacar que as iniciativas premiadas atendem aos requisitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como os critérios ESG (environmental, social and governance).